Médicos do ESF de Teresina participam de seminário de prevenção ao suicídio

O objetivo do evento é capacitar os profissionais do PSF.

Considerado um problema de saúde pública, o suicídio é alvo de ações de prevenção e combate inseridos no rol de ações que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza pela saúde em Teresina. Dentro dessa política de atenção à saúde duas turmas de médicos da Estratégia de Saúde da Família da capital participaram hoje (07) de uma capacitação oferecida pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí, CRM, através do Programa de Educação Continuada com foco na avaliação de casos e atenção as famílias de vítimas do problema.

O seminário é um trabalho social do Conselho e faz parte do Programa de Educação Continuada no Piauí, coordenado pelo Dr. Samuel Rêgo, que também é gerente de Atenção Psicossocial da Fundação Municipal de Saúde - FMS. O objetivo do evento, que está sendo ministrado pelo médico psiquiatra Leonardo Sérvio Luz, é capacitar os profissionais do PSF, para que possam ser replicadores dessas informações apreendidas no seminário, por meio de palestras, de forma a ajudar a combater a desinformação e o preconceito.

Teresina é a segunda cidade do Brasil com maior incidência de casos de suicídio. Por esta razão profissionais de saúde dos Centros de Atenção Psicossial (CAPS) e núcleos de epidemiologia das Diretorias Regionais de Saúde do município deverão implementar na atenção básica ações de prevenção ao suicídio, que consistem basicamente em identificar os grupos mais vulneráveis e buscar o tratamento aos seus possíveis transtornos mentais, bem como conscientizar suas famílias e a população em geral sobre a questão.

O seminário foi dividido em duas turmas, pela manhã, das 8 às 12h, e das 14 às 18 horas. “Este seminário visa quebrar o tabu, a desinformação. A maioria das pessoas que tem risco de suicídio não chega à pessoa indicada que é o psiquiatra, então a partir do momento que os médicos do PSF identificam esses casos saberão conduzir melhor e fazer o encaminhamento”, destacou. O ministrante Leonardo Luz citou várias formas de incidência de casos de suicídio, entre elas a depressão, um dos mais graves.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/887/medicos-do-esf-de-teresina-participam-de-seminario-de-prevencao-ao-suicidio