Zona sul: Prefeitura entrega Unidade Básica de Saúde reformada e ampliada

Vila Irmã Dulce terá atendimentos em saúde básica ampliados.

Zona sul: Prefeitura entrega Unidade Básica de Saúde reformada e ampliada
Regidos pelos maestros Edson Queiroz e Paulo Brito, meninas e meninos que formam a banda Tom Jobim, da Vila Dagmar Mazza, zona sul de Teresina, deram início à solenidade de inauguração da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Irmã Dulce, uma das regiões mais populosas da capital.

Com a reforma e ampliação, a Unidade Básica possui dois novos consultórios, um escovódromo, auditório adaptado para portadores de necessidades especiais, seis consultórios para as equipes de Estratégia Saúde da Família, além de outras melhorias.

A entrega da UBS da Vila Irmã Dulce representa a valorização da atenção básica, que é a porta de entrada para o sistema de saúde, facilitando o acesso da população aos serviços prestados pelas equipes disponíveis. Cerca de 15 mil pessoas serão beneficiadas com consultas médicas e odontológicas, além de serviços básicos, como marcação de consulta, vacinação, curativos e outros de competência das equipes de saúde da família.

Para a Coordenadora Regional de Saúde na Zona Sul, Fátima Sousa, receber a UBS completamente reformada é uma forma de atender com dignidade à população "Essa obra vai melhorar o atendimento das redes de atenção à saúde, atuando de forma humanizada e garantindo a continuidade do cuidado prestado e resolvendo em até 85% os problemas dos usuários acolhidos.", comemora.

O prefeito Firmino Filho, que construiu a Unidade Básica de Saúde da Vila Irmã Dulce em 2001, se emocionou ao entregar à comunidade mais melhorias na área da saúde "Alegria pelo trabalho feito na atenção básica, com ações de fortalecimento, dando melhores condições para os profissionais e um atendimento melhor a quem precisa", pontuou. Firmino ainda lembrou que nunca se construiu tantas Unidades Básicas de Saúde na capital "Em doze meses entregamos 7 UBSs, vamos entregar mais 3 e outras 9 Unidades estão sendo reformadas e ampliadas. Além disso, temos licitação para construir 37 novas Unidades Básicas de Saúde e 17 novas reformas e ampliações.", afirmou.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, agradeceu à toda equipe o trabalho em prol da comunidade "Nosso objetivo é humanizar a atenção básica e melhorar o atendimento imediato à população.", concluiu. O presidente também falou que em seis meses foram cumpridas todas as metas de vacinação e que o trabalho de integralidade das ações resulta num melhor acolhimento à comunidade.

Para Lúcia Gomes, presidente do conselho da Vila Irmã Dulce, a entrega da Unidade Básica foi um presente antecipado de dia das mães, já que a obra irá levar benefícios à todas as pessoas das regiões próximas.

Firmino garantiu que pretende impulsionar cada vez mais o Saúde da Família e lembrou que em 1997 existiam apenas 3 equipes atendendo a população e que atualmente são 253 equipes "É um exército pela cidade: agentes comunitários, dentistas e demais trabalhadores da saúde." e que a meta é facilitar ainda mais o acesso da população e ter profissionais cada vez mais motivados.

Sobre os desafios nos casos de urgência em Teresina, o prefeito disse que no Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha são realizadas cerca de 1.400 cirurgias por mês e que são investidos 90 milhões de reais por ano, disse ele, afirmando que a meta para 2015 é ocupar todo o segundo andar do HUT, avançando assim no atendimento de urgência emergência, e que está lutando para que, em junho deste ano, 100% dos leitos do Hospital Universitário estejam à disposição da população.

O prefeito de Teresina disse que quer trazer cada vez mais benefícios e conquistas para a cidade "Vamos manter a fé no sistema de saúde pública voltado para a população, vamos sempre defender a saúde pública.", finalizou.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/885/zona-sul-prefeitura-entrega-unidade-basica-de-saude-reformada-e-ampliada