UBS mobiliza comunidade no dia D de vacinação contra a gripe

Além das 104 salas de vacina, Prefeitura disponibilizará a vacina em postos volantes

UBS mobiliza comunidade no dia D de vacinação contra a gripe
No dia D da campanha de vacinação contra a gripe a Unidade Básica de Saúde Doutor Antônio Benício Freire e Silva, no bairro Poty Velho, foi palco de atrações para simbolizar a abertura do evento. Um grupo de dança com 50 idosas fez apresentação aos presentes, a Banda de Música do 25 BC também esteve presente para animar o público e uma idosa fez apresentação de dança do ventre.

O evento começou às 8h e teve como objetivo entreter a população e conscientizar a todos sobre a importância da vacina contra a gripe. Para 2014, a meta da Fundação Municipal de Saúde – FMS- é vacinar 173.075 pessoas entre crianças e adultos, que fazem parte dos grupos prioritários. Ao todo, Teresina tem 104 salas de vacinas em todas as zonas da capital.

Além das crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, gestantes, pessoas com condições clínicas especiais também devem se vacinar.
Pessoas entre 2 e 59 anos que têm doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, doenças renais crônicas, doenças hepáticas crônicas, doenças neurológicas crônicas, diabetes, obesidade grau III, imunossupressão, transplantados e pessoas com síndrome de down também precisam ser vacinadas. Basta visitar o médico para obter a prescrição da vacina e levá-la a qualquer posto de saúde, junto com documento de identificação.

Para o presidente da FMS, Luiz Lobão, a importância de vacinar contra a gripe consiste na redução de complicações que podem levar a casos graves da doença, chegando a internações e até mesmo a óbitos. “Lembramos ao teresinense que esse período intenso de chuvas deve fazer surgir muitos casos de gripe a partir de maio e os grupos mais vulneráveis precisam estar protegidos para minimizar os efeitos e complicações causados pelos diferentes vírus da gripe que estão circulando”, alerta Lobão.

No Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, todos os postos de vacinação de Teresina estavam abertos de 8h a 17h . E a partir do dia 28 de abril até o dia 09 de maio a FMS vai disponibilizar postos volantes que vacinarão as pessoas em locais de grande movimentação (Lista abaixo). “Crianças não podem ser vacinadas nos postos volantes, somente nos postos fixos, que ficam nas unidades básicas e hospitais. Pois a FMS segue protocolo de não expor o menor em locais públicos”, explica Luiz Lobão.

Lista de postos volantes de vacinação contra a gripe:
1. Riverside Shopping,
2. Teresina Shopping – praça de eventos,
3. Comercial Carvalho da Av. Homero,
4. Comercial Carvalho da Av. Kennedy,
5. Comercial Carvalho Joaquim Nelson,
6. Comercial Carvalho da BR 346,
7. UBS Altamira,
8. Carolina Silva,
9. Cerâmica Cil,
10. Chapadinha Sul.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/883/ubs-mobiliza-comunidade-no-dia-d-de-vacinacao-contra-a-gripe