AMAMENTA ALIMENTA

FMS quer certificar Unidades Básicas em programa de alimentação saudável para crianças

O objetivo é incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da Gerência de Ações Programáticas (GEAP), está organizando os trâmites necessários para certificar sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) na "Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil", do Ministério da Saúde.

O objetivo é qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Já realizamos oficinas com todos os 29 tutores que serão os responsáveis pelo acompanhamento das Equipes de Saúde da Família relacionado às estratégias amamenta alimenta. Os tutores vão incentivar essas equipes no sentido de que elas cumpram os requisitos para a certificação no programa de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar”, afirma Theonas Gomes, chefe Núcleo de Alimentação e Nutrição da FMS.

Ela diz ainda que para ser certificada a UBS precisa treinar 85% das Equipes de Saúde da Família, ter um fluxograma definido em relação ao aleitamento e alimentação complementar, cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimento para Lactentes, informar sobre o estado nutricional dos menores e realizar constantes atividades de promoção à alimentação saudável.

Além das oficinas de formação dos tutores serão definidos também os fluxogramas de atendimento e implantação da nova ficha de consumo alimentar. Cada UBS foi cadastrada no sistema nacional da estratégia para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar e até dezembro serão solicitadas as certificações pelo Ministério da Saúde.

“Isso tudo é muito bom para as famílias atendidas nas Unidades de Saúde, pois as crianças, tendo uma alimentação saudável, adoecerão menos. Sem falar que o sobrepeso será evitado, assim como a obesidade infantil. Os profissionais também saem com saldo positivo das ações, pois se sentem mais estimulados em seu trabalho cotidiano”, fala Theonas Gomes.

Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil fms ubs

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/88/fms-quer-certificar-unidades-basicas-em-programa-de-alimentacao-saudavel-para-criancas