Teresina realiza campanha de vacinação contra a gripe

A faixa etária do público-alvo foi ampliada e crianças com menos de cinco anos devem ser imunizadas.

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), vai realizar a partir do dia 22 de abril a campanha de vacinação contra a gripe que também acontece em todo o Brasil, seguindo calendário nacional de vacina do Ministério da Saúde. O dia de mobilização nacional vai acontecer no dia 26 de abril.
A campanha segue até o dia 09 de maio e a novidade para esse ano é a ampliação da faixa etária do público-alvo. Crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a doença.
O presidente da FMS, Luiz Lobão, relata que a Prefeitura de Teresina já está preparando toda logística de como funcionará a campanha desde o recebimento das vacinas até a aplicação das doses e reforça ainda o pedido: “é importante que os pais não esqueçam de levar suas crianças para vacinar contra a gripe. O período de sazonalidade da doença já começou e é comum que os vírus das síndromes gripais circulem entre os meses de fevereiro e agosto”.
Além das crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, gestantes, pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.
Em Teresina, a rede e as equipes de saúde estão preparadas e orientadas para realizar o atendimento de pacientes com gripe. Nove unidades sentinela são mantidas pela Prefeitura para fazer o acompanhamento dos pacientes que procuram a rede municipal com sintomas de gripe. O trabalho é realizado pela Fundação Municipal de Saúde, que através dessas unidades realiza o monitoramento permanente para casos de gripe sazonal que podem evoluir para os casos graves de influenza.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/876/teresina-realiza-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe