FMS discute formas de combate à Tuberculose

No ano de 2013, foram registrados 346 casos de tuberculose em Teresina.

Em comemoração ao dia Mundial de Controle da Tuberculose, a Fundação Municipal de Saúde promoveu na manhã de hoje (24), no Centro de Formação Odilon Nunes, o seminário "Os desafios sociais na luta contra a tuberculose – Dependência de álcool e outras drogas".

“Dentre os assuntos abordados no evento, foi discutido como o sujeito em sofrimento, em decorrência do uso de álcool e outras drogas, é atendido no contexto da tuberculose. O seminário é voltado para profissionais de saúde, assistentes sociais e líderes comunitários e visa discutir o uso abusivo de álcool e drogas como fator limitante na abordagem de pacientes com tuberculose”, disse o presidente da FMS, Luiz Lobão.

O coordenador de Tuberculose da FMS, Gilvan Carvalho, explica ainda que os problemas com álcool e drogas afetam diretamente o controle da tuberculose, uma vez que fazem surgir situações que desafiam diretamente o tratamento adequado. “Como o abandono ao tratamento e o surgimento de casos com bacilos multidrogaresistentes", disse.

No ano de 2013, foram registrados 346 casos de tuberculose em Teresina, dos quais 296 caracterizam-se como novos. Trata-se de uma doença infectocontagiosa produzida por uma bactéria (bacilo), transmitida pelas vias respiratórias, que acomete principalmente os pulmões, mas também se dissemina para outros órgãos. Pessoas que apresentam tosse com expectoração por três semanas ou mais podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e realizar o exame de escarro para confirmar o diagnóstico.

A doença é curável e seu tratamento é gratuito, disponível na rede pública de saúde. Gilvan Carvalho chama atenção para a continuidade do tratamento, que garante uma cura completa e sem riscos de recidivas. “O processo dura seis meses, mas apresenta uma evolução rápida e em cerca de 30 dias o paciente já não transmite a doença. Por isso, eles tendem a acreditar que estão curados e abandonam o tratamento”, alerta. Teresina apresenta atualmente uma taxa média de abandono de 6,7%.

O seminário "Os desafios sociais na luta contra a tuberculose – Dependência de álcool e outras drogas" contextualizou a tuberculose no município de Teresina; abordou o controle social da luta contra a doença e discutiu ainda o manejo de casos de tuberculose associados com uso de álcool e drogas pelo profissional enfermeiro do CAPS AD, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/869/fms-discute-formas-de-combate-a-tuberculose