Firmino Filho inaugura UBS no Residencial Árvores Verdes

Esta é a sétima Unidade de Saúde inaugurada nessa gestão.

Firmino Filho inaugura UBS no Residencial Árvores Verdes
O prefeito Firmino Filho entregou na manhã de hoje (08) para a comunidade do Residencial Árvores Verdes, zona Leste da capital, a Unidade Básica de Saúde Onesima Nascimento. Esta é a sétima Unidade de Saúde que a Fundação Municipal de Saúde constrói e entrega para os teresinenses atendendo aos novos padrões estipulados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Firmino Filho, a inauguração da Unidade de Saúde no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, representa um compromisso firmado com a comunidade. “Assumimos o compromisso de inaugurar esta obra nesta data e hoje estamos entregando para comunidade para demonstrar o nosso respeito aos direitos das mulheres, bem como de todos que necessitam de um serviço de saúde de qualidade. Essa é sétima Unidade de Saúde inaugurada na nossa gestão e até julho serão inauguradas mais três, o que irá fortalecer a atenção básica em saúde em Teresina. Nossa meta é avançar na atenção básica não apenas com obras, mas no desenvolvimento de programas e ainda na atenção à mulher”, destacou o prefeito.

Durante a solenidade de inauguração o prefeito assinou também o contrato para a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil com seis salas de aula e com capacidade para atender cerca de 200 crianças. “Essa é uma reivindicação antiga da comunidade e hoje assinamos o contrato da construção da escola com uma forma também de homenagear as mulheres que são mães e que anseiam por educação para os seus filhos”, disse o prefeito.

Para Neide Coutinho, presidente do Clube de Mães do Residencial Árvores Verdes, a entrega da Unidade de Saúde e a assinatura do contrato para a construção da escola representam uma conquista para a comunidade. “Estamos muito felizes em vermos que a Prefeitura de Teresina tem honrado com os compromissos assumidos com os moradores do Árvores Verdes e adjacências. A comunidade ganha mais saúde e educação”, comemorou.

Segundo Luiz Lobão, presidente da Fundação Municipal de Saúde, o aumento do número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) implica em um maior acolhimento às pessoas pela Prefeitura de Teresina. “Já entregamos sete UBSs, até junho toatalizaremos 10 UBSs inauguradas com a entrega nos próximos meses das Unidades do Vale do Gavião, Matadouro e Santa Isabel. Temos mais 36 UBS para serem licitadas ainda nesse mês de março, estamos reformando nove unidades e temos mais 46 unidades para serem construídas e 46 para serem reformadas, o que irá fortalecer a atenção básica em saúde na capital”, afirmou.

A UBS Dr(a) Onesima Nascimento contará com seis Equipes de Saúde da Família – ESF- e atenderá mais de 18 mil pessoas da região da Santa Bárbara e dispõe na sua estrutura de três consultórios odontológicos, cinco consultórios médicos, uma sala de procedimentos, uma sala de aerosol, uma farmácia e marcação de consultas online.

O nome da UBS é uma homenagem à médica Onesima Maria Teixeira Moreira Nascimento, que prestou relevantes serviços em Teresina como pediatra e neonatologista. O marido da homenageada, Antônio Nascimento, esteve presente na solenidade de inauguração e agradeceu a honraria concedida pela Prefeitura de Teresina. “É muito gratificante receber essa homenagem que pra mim é bastante merecida, tendo em vista que a Onesima era uma profissional de saúde que nunca fez distinção entre seu pacientes e sempre prestou serviços para a saúde das teresinenses na Maternidade Dona Evangelina Rosa”, enfatizou.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/864/firmino-filho-inaugura-ubs-no-residencial-arvores-verdes