FMS dá início à vacinação contra o HPV

FMS dá início à vacinação contra o HPV
A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou, na manhã de hoje, a abertura da campanha de Vacinação contra o HPV: o papiloma vírus. A iniciativa tem como objetivo possibilitar a prevenção da doença que hoje é uma das causas do câncer de colo de útero entre as mulheres no Brasil.

A abertura da campanha, cujo público alvo são meninas com idade entre 11 e 13 anos, aconteceu na Escola Municipal José Auto de Abreu, no bairro São Pedro. A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) aderiu à campanha e todas as escolas do município e do estado que possuem alunas nessa faixa etária farão parte, além de instituições de ensino da rede privada e todas as salas de vacinas de Unidades Básicas de Saúde do município.

O presidente da FMS, Luiz Lobão, administrou a primeira dose da vacina contra HPV na estudante Vitória Cíntia, de 11 anos. “O HPV é uma das principais causas de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. A Fundação vacinará essas meninas para que estejam imunes contra o HPV nas próximas décadas. A nossa meta é vacinar 21.693 adolescentes do sexo feminino nascidas entre 01 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2003”, disse ele, acrescentando que a ajuda da SEMEC é muito importante para o êxito da campanha.

Irene Lustosa, gerente executiva de ensino, falou em nome da SEMEC. “Essa parceria entre educação e saúde serve para oferecer condições de vida para os futuros adultos e adultas, que são as crianças”. A partir deste ano, o Ministério da Saúde introduz no calendário nacional de vacinação a vacina do HPV na rede pública de saúde de forma gratuita e a campanha segue em conjunto às ações para rastrear o câncer de colo do útero.

As salas de vacinação já estão abastecidas com a vacina que é composta por três doses: a primeira estará disponível a partir dessa segunda-feira, a segunda dose poderá ser administrada seis meses depois e a terceira somente cinco anos após a primeira dose.

O público-alvo poderá vacinar-se nas escolas públicas municipais durante a campanha e no ano todo a vacina estará disponível nas unidades de saúde e postos de vacinação. Durante a abertura da campanha, na Escola Municipal José Auto de Abreu, a banda Tom Jobim, da Escola Municipal Dagmar Mazza e o grupo de dança Poliritmo fizeram apresentações artísticas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/863/fms-da-inicio-a-vacinacao-contra-o-hpv