UBS no Árvores Verdes será inaugurada neste sábado

Unidade de Saúde atenderá mais de 18 mil pessoas e contará com seis equipes da Saúde da Família

A Prefeitura de Teresina vai inaugurar a Unidade Básica de Saúde – UBS - do Residencial Árvores Verdes, que irá abrigar a comunidade do Santa Bárbara e outras da região, neste sábado, 8 de março. O evento acontece a partir das 10h e contará com a presença do prefeito Firmino Filho, além da comunidade e de autoridades da administração pública municipal.

A UBS Dr(a) Onesima Nascimento contará com seis Equipes de Saúde da Família – ESF- e atenderá mais de 18 mil pessoas da região. “Nós vamos iniciar as atividades na unidade de saúde com seis Equipes de Saúde da Família. Vamos analisar a demanda da região e, caso haja necessidade, expandir o número de equipes”, explicou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

O nome da UBS é uma homenagem à médica Onesima Maria Teixeira Moreira Nascimento, que prestou relevantes serviços em Teresina como pediatra e neonatologista. A UBS do Santa Bárbara contará com três consultórios odontológicos, cinco consultórios médicos, uma sala de procedimentos, uma sala de aerosol, uma farmácia e marcação de consultas online.

A porta de entrada dos serviços de saúde são as Unidades Básicas, que oferecem a atenção primária à população tendo como referência o Programa Saúde da Família. “Cada Equipe de Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde”, disse Luiz Lobão.

As Unidades Básicas de Saúde contam ainda com suporte dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), formados por outros profissionais, como fisioterapeutas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/862/ubs-no-arvores-verdes-sera-inaugurada-neste-sabado