MUTIRÃO EM SAÚDE

FMS realiza mutirão do Bolsa Família para análise das condicionalidades em saúde da população

Os beneficiários do programa social precisam estar atentos à saúde para continuarem recebendo Bolsa Família

Para cumprir as normativas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) sobre o acompanhamento das condicionalidades  do Programa Bolsa Família na saúde, sobretudo em áreas de expansão da cidade que ainda não recebem a cobertura de Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) realizarão mutirões com o  objetivo de levar os serviços que garantem a medição das condicionalidades exigidas pelo Programa.

Os próximos mutirões  estão previstos para acontecerem hoje (28), durante todo o dia, no Clube do River, localizado no bairro Portal da Alegria, zona Sul de Teresina. Amanhã (29) haverá mutirão na Unidade Básica de Saúde do bairro Buenos Aires, pela manhã, a partir das 8h.

“Durante os mutirões nós analisamos todas as condicionalidades para que a família possa manter o Bolsa Família. São analisados os cartões de vacina, o peso, a altura, tipo de alimentação, peso as nascer (nos bêbes), peso pré-gestacional, data da última menstruação (nas mulheres), circunferência abdominal. Também é analisado a questão de doenças e/ou intercorrências para que possamos encaminhar essas pessoas para o serviço especializado em saúde”, explica Theonas Gomes Pereira, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição GEAB/FMS.

Dia 4 de novembro, a partir das 8h, terá mutirão do Bolsa Família na UBS Pedro Balzi, na zona rural Sudeste da capital. E no dia 5, a comunidade do Taboca do Pau Ferrado, zona rural Sudeste, será analisada sobre as condicionalidades em mutirão realizado na região.

Todos os beneficiários do Programa Bolsa Família devem comparecer à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência munidos do cartão Bolsa Família, cartão da UBS para a avaliação nutricional em crianças (0 a 07 anos), mulheres em idade fértil (10 a 45 anos) e gestantes.

Programa Bolsa Família Fundação Municipal de Saúde mutirão

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/86/fms-realiza-mutirao-do-bolsa-familia-para-analise-das-condicionalidades-em-saude-da-populacao