HPV: vacinação começa na segunda

Os postos de vacinação estão prontos para receber as meninas entre 11 e 13 anos

HPV: vacinação começa na segunda
A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará a partir desta segunda-feira (10) a campanha de Vacinação contra o HPV: o papiloma vírus. A campanha tem como objetivo possibilitar a prevenção da doença que hoje é uma das causas do câncer de colo de útero entre as mulheres no Brasil.

A abertura da campanha em Teresina acontecerá às 9h desta segunda (10), na Escola Municipal José Auto de Abreu, no bairro São Pedro. O público alvo são meninas com idade entre 11 e 13 anos. A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) aderiu à campanha e todas as escolas do município que possuem alunas nessa faixa etária farão parte, além de instituições de ensino da rede privada e todas as salas de vacinas de Unidades Básicas de Saúde do município.

A partir deste ano, o Ministério da Saúde introduz no calendário nacional de vacinação a vacina do (HPV) na rede pública de saúde de forma gratuita e a campanha segue em conjunto às ações para rastrear o câncer de colo do útero. Segundo o presidente da FMS Luiz Lobão, o HPV é uma das principais causas de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. “A Fundação vacinará as crianças entre 11 e 13 anos para que estejam imunes contra o HPV nas próximas décadas, a nossa meta é vacinar 21.693 adolescentes do sexo feminino nascidas entre 01 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2003".

Durante todo o mês de fevereiro os profissionais dos postos de vacinação das três regionais de saúde passaram por um treinamento rigoroso para a campanha. As salas de vacinação já estão abastecidas com a vacina que é composta por 3 doses: a primeira estará disponível a partir dessa segunda-feira, a segunda dose poderá ser administrada seis meses depois e a terceira somente cinco anos após a primeira dose.

O público-alvo poderá vacinar-se nas escolas públicas municipais durante a campanha e no ano todo a vacina estará disponível nas unidades de saúde e postos de vacinação. “É importante ressaltar que pela primeira vez a rede pública de saúde possui uma vacina que previna contra o câncer. Por isso, as mães precisam levar suas filhas até um posto de vacinação para imunizá-las”, lembrou Luiz Lobão.

HPV

O vírus HPV é altamente contagioso, e seu contágio ocorre com uma única exposição, por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Também pode haver transmissão durante o parto.

O vírus se instala na pele e nas mucosas e pode ficar no organismo durante anos de maneira adormecida, podendo evoluir para cânceres mais graves como o colo de útero. A vacinação previne contra o HPV e o câncer de colo de útero, mas é preciso que a mulher continue fazendo os exames de prevenção e usar camisinha durante o ato sexual.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/859/hpv-vacinacao-comeca-na-segunda