FMS alerta para cuidados com a Dengue em casas fechadas durante o carnaval

Pias e ralos devem ser esvaziados e hermeticamente fechados.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) continua alertando a população sobre os cuidados que devem ser tomados em casa no combate à Dengue, principalmente neste período festivo quando muitos viajam.
Segundo o presidente da FMS, Luiz Lobão, a Dengue deve ser combatida todos os dias. “Ao viajarem as pessoas não podem esquecer de continuarem evitando a proliferação do mosquito causador da dengue, o Aedes Aegypti, que precisa de água parada para concluírem seu ciclo”, explica.
As pessoas que forem viajar devem tomar alguns cuidados antes de deixarem a casa fechada. Pias e ralos devem ser esvaziados e hermeticamente fechados.
No banheiro os cuidados deverão ser redobrados, já que pia, vaso sanitário, caixa de descarga e ralo do chuveiro sempre são criadouros potenciais do mosquito da dengue. Esvazie e tampe bem todo e qualquer tipo de local que possa acumular água parada.
“Se o vaso sanitário não tiver tampa, coloque um plástico e lacre com fita adesiva. Isso vale também para as caixas de descarga, aquelas mais antigas. O importante é não deixar nenhuma abertura para o mosquito entrar”, afirmou Luiz Lobão.
No quintal, as pessoas devem ficar atentas a objetos que armazenam água. Até mesmo uma tampa de garrafa. Se acumular água pode ser criadouro do mosquito. Limpar folhas e galhos de árvores que estejam obstruindo a passagem da água nas calhas dos telhados também é importante. Máquinas de lavar e geladeiras têm locais de armazenamento de água. Verificar se estes estão sem acúmulo de água é de fundamental importância.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/856/fms-alerta-para-cuidados-com-a-dengue-em-casas-fechadas-durante-o-carnaval