Equipe leva saúde e cidadania a pessoas em situação de rua

Projeto foi apresentado oficialmente ontem para a comunidade.

Equipe leva saúde e cidadania a pessoas em situação de rua
Resgatar a cidadania das pessoas em situação de rua. Este é o objetivo do programa Consultório na Rua, que começou a atuar em Teresina no fim do ano passado e ontem (19) foi apresentado oficialmente para a comunidade e equipes Estratégia Saúde da Família, com uma demonstração de sua abordagem e reforço de sua identidade visual.
O programa é formado por uma equipe multidisciplinar composta por uma enfermeira, uma assistente social, um psicólogo e quatro redutores de danos, que levam serviços de saúde a locais de maior vulnerabilidade, como praças, balões, lixões e outros pontos determinados em levantamento feito pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS).
"As pessoas em situação de rua geralmente não costumam procurar os serviços de saúde e, por viverem situações de extrema vulnerabilidade, tornam-se facilmente vítimas da dependência e de outros problemas", justifica o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão. "O Consultório na Rua vem justamente para propor ações que contribuam para reduzir os danos causados pelo uso de drogas, proporcionar acesso aos serviços de saúde e à rede de serviços da Assistência Social, integração com suas famílias; resgate da vida, da cidadania e da dignidade humana", complementa.
O Consultório na Rua também realiza atividades como orientações de educação em saúde, fornecimento de preservativos e realização de procedimentos de enfermagem, como curativos, vacinação e aferição de pressão arterial. Ele pode realizar encaminhamentos a uma equipe ESF que atenda nas proximidades do local ou, a depender do caso, aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), para que o morador de rua receba o apoio adequado.
Atualmente a sede do programa fica na Unidade Básica de Saúde Dr. José Wilson Batista, no bairro Vermelha, zona Sul da capital. Porém, o serviço não está limitado àquela região e vai a pontos em qualquer local da cidade onde for observada a necessidade. “O deslocamento é feito através de um veículo modelo Van, com identificação institucional e o nome do projeto, o que facilita a aproximação, uma vez que proporciona a identificação da equipe pela população em geral, se tornando um elo na abordagem por já possuir a confiança dos moradores de rua”, explica Luiz Lobão.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/850/equipe-leva-saude-e-cidadania-a-pessoas-em-situacao-de-rua