Atenção Básica de Saúde dará suporte ao trabalho da Fazenda da Paz

Hoje, a Fazenda da Paz conta com 70 usuários em tratamento e 40 colaboradores

Atenção Básica de Saúde dará suporte ao trabalho da Fazenda da Paz
Com a proposta de aproximar os serviços desenvolvidos pela atenção básica de saúde do Município de Teresina também para os pacientes de reabilitação de dependência química, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) planeja dar suporte à instituição Fazenda da Paz, unidade Luz da Vida, localizada na zona Rural Leste de Teresina. A informação veio nesta manhã (17) em uma visita à unidade terapêutica, que tem como objetivo prevenir, tratar e reinserir o usuário dependente de álcool e drogas.

Na vista, também estavam presentes as diretorias de Saúde Mental, Ações Assistenciais e a Regional de Saúde Leste/Sudeste da Fundação, para um trabalho em conjunto buscando maior integração ao importante trabalho que será desenvolvido na unidade terapêutica.

Com capacidade para atender a 180 usuários, atualmente a Fazenda da Paz abriga 70 usuários e possui 40 funcionários. Segundo o presidente da comunidade terapêutica Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, o tratamento que o dependente realiza na instituição é à base de oração, trabalho comunitário, disciplina e conscientização. “Aqui tem tudo que o dependente precisa para se reintegrar na sociedade e recuperar os seus valores como cidadão. Não trabalhamos com tratamento medicamentoso. É a força de vontade que cada dependente possui é necessária para que a mudança aconteça na vida dele”, ressalta.

O senhor Francisco Inácio já está na Fazenda da Paz desde outubro de 2001. Conheceu o projeto ainda quando era usuário dependente de drogas e passou pelo tratamento desenvolvido pela unidade terapêutica. Hoje continua no projeto como colaborador ocupando o cargo de Diretor da Escola da Fazenda da Paz. Ele conta que, incentivado pelo projeto, estudou Filosofia e Psicopedagogia chegando a se formar nas duas áreas. “Minha vida mudou. Conheci minha companheira, casei e hoje procuro servir aqui na comunidade procurando desenvolver meu trabalho para que outros tenham a vida mudada assim como eu tive”, comenta Seu Francisco.

O Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, comentou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Fazenda da Paz. “O setor público precisa estar mais próximo das unidades terapêuticas, principalmente nós que fazemos a atenção básica de saúde do Município de Teresina. Os usuários da Fazenda da Paz passarão a ser assistidos pela equipe de saúde da região e a Fundação vai dar suporte quanto à saúde no trabalho que a Fazenda da Paz já desenvolve”, comenta.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/848/atencao-basica-de-saude-dara-suporte-ao-trabalho-da-fazenda-da-paz