FMS melhora atendimento a pessoas em situação de rua

Programa de atendimento trabalha pela redução de danos aos moradores de rua.

Com o intuito de abrir as portas do sistema de saúde pública para o cidadão que está em vulnerabilidade social vivendo nas ruas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) implementa as atividades do Consultório na Rua, através do reforço de nova identidade visual da equipe, que aborda os beneficiários do programa. Uma visita do presidente da FMS, Luiz Lobão, e diretores da instituição será realizada nesta quarta-feira (19), às 14h30, à UBS Dr. José Wilson Batista, localizada no bairro Vermelha, onde a equipe fará uma demonstração da abordagem ao beneficiário do atendimento.
O Consultório na Rua é um programa de atendimento que trabalha pela redução de danos aos moradores de rua. Para que as pessoas que vivem nas ruas se sintam mais seguras com a abordagem da equipe da FMS, um carro personalizado está sendo entregue aos profissionais, além de fardamento.
A estratégia de identificação é necessária também porque facilita a identificação da equipe pela população em geral, que acaba sendo um elo na abordagem por já possuir a confiança dos moradores de rua. O trabalho busca diminuir a lacuna assistencial das políticas de saúde voltadas para o cidadão, que por não ter um endereço têm dificuldades para buscar os serviços de saúde a que têm direito, além disso, em muitos casos reconhece e avalia o consumo prejudicial de álcool e outras drogas por pessoas em situação de rua, que ficam mais vulneráveis às mesmas.
A equipe do Consultório na Rua é multiprofissional, composta por enfermeiro, psicólogo, assistente social e quatro redutores de danos, que fazem o trabalho itinerante nas principais praças do município, local de maior concentração deste público utilizando uma unidade móvel.
“É um dispositivo que oferece ações de promoção, prevenção e cuidados primários no espaço da rua, utilizando uma abordagem que permita a redução de danos, promovendo também a cidadania”, explica Luiz Lobão, presidente da FMS.
Para o psicólogo Breno de Oliveira, da equipe do Consultório na Rua, a atividade que ele realiza de segunda a sexta-feira exige um trabalho em rede com todos que compõem a saúde pública. “Nosso objetivo é levar saúde para quem não a tem. A maioria dos moradores de rua não tem condições de irem até uma unidade de saúde e não têm laços familiares. Nós tentamos fazer o resgate dessas pessoas”, disse ele.
Luiz Lobão afirma ainda que os profissionais do Consultório na Rua procuram mapear os locais onde existem moradores de rua para buscar ações integradas com outros programas da FMS e de outros órgãos da Prefeitura de Teresina. “Eles muitas vezes não têm documento de identidade. Nós, além de procurarmos reduzir os danos na saúde daquelas pessoas, também utilizamos de estratégias de inserção dessas pessoas na comunidade”.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/847/fms-melhora-atendimento-a-pessoas-em-situacao-de-rua