Mais de 400 pacientes foram atendidos durante mutirão do Lineu Araújo

Prefeito esteve no Centro Integrado de Saúde no último sábado (15).

Mais de 400 pacientes foram atendidos durante mutirão do Lineu Araújo
Firmino Filho, prefeito de Teresina, esteve no sábado (15) no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que promoveu o primeiro mutirão de atendimento do ano de 2014. A ação ocorrerá uma vez por mês durante todo o ano, oferecendo sempre quatro especialidades aos usuários que aguardam consultas já agendadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito acompanhou o processo de marcação das consultas e conversou com alguns pacientes que aguardavam atendimento.
O mutirão é realizado pela Prefeitura de Teresina, através da parceria entre Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “O objetivo do mutirão é desafogar a demanda reprimida nas especialidades mais procuradas na fila de espera do SUS. Somente neste primeiro mutirão tivemos 412 atendimentos, feitos por quatro profissionais de neurologia, um de neuropediatria, três de ortopedia e um de otorrinolaringologia.”, disse o secretário Municipal de Saúde de Teresina, Noé Fortes.
Para Raimundo Ferreira Carvalho, de 95 anos, o mutirão fez com que ele não ficasse ainda mais tempo aguardando consulta com otorrinolaringologista. “Ele estava mesmo precisando ser consultado. Fomos ao Posto do Poty Velho e eles disseram para aguardarmos, pois havia uma fila de espera para esse tipo de médico. Pensei que demoraria mais. Mas me ligaram ontem e hoje fomos atendidos e encaminharam ele pra fazer um exame e remarcaram nossa volta”, falou Elizete Rodrigues, filha de Raimundo Ferreira.
Cada mutirão, que ocorrerá até o fim do ano, terá três especialidades fixas (neurologia, neuropediatria e ortopedia) e uma quarta que mudará de acordo com a necessidade. Os usuários que participaram do mutirão já tinham consultas marcadas pelo SUS e estavam em uma fila de espera.
Para Luena Moura, mãe de Janaina da Cruz de 3 anos, o mutirão proporcionou a elas um alívio. “Minha filha está aguardando consulta com neuropediatra há um tempo. Me disseram que tem pouco medico dessa área. Mas agora vamos ser atendidos. Ainda bem, porque ela tem crises”, disse a mãe.
Após o atendimento, todos os pacientes foram encaminhados para realizar os exames necessários e falar com as atendentes para a realização de aconselhamento e/ou direcionamento para procurar as Unidades Básicas de Saúde, a fim de realizar exames complementares e para procedimentos necessários ao tratamento.
O mutirão contou ainda com uma unidade móvel do SAMU de plantão e dez pessoas dando esclarecimentos às pessoas que tivessem dúvidas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/846/mais-de-400-pacientes-foram-atendidos-durante-mutirao-do-lineu-araujo