CAPS II Leste recebe a I Semana de Humanização da saúde mental

O trabalho é uma tentativa de construir práticas de saúde levando em conta os cuidados no atendiment

Os usuários, familiares e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da zona Leste, participarão a partir de hoje (17) da I Semana de Humanização do serviço de saúde mental, uma proposta de promoção à saúde e humanização do serviço que é prestado pela saúde mental do município de Teresina.

As atividades acontecerão entre os dias 17 e 21 de fevereiro no CAPS Leste II, com atividades culturais, dinâmicas em grupo, terapias ocupacionais, rodas de conversa, sorteio de brindes, além de apresentações artísticas, passeio ao encontro dos rios e palestras direcionadas ao tema em questão: a humanização do serviço de saúde mental. Na palestra, serão abordados assuntos como os direitos dos usuários, medidas de acolhimento dentro dos CAPS e valorização do profissional de saúde.

O momento é um reforço àquilo que já é realizado dentro dos Centros de Atenção Psicossocial, tempo em que usuários, familiares e profissionais de saúde se integram participando de atividades recreativas, apresentações artísticas e oficinas educativas. A proposta é uma parceria do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), junto a Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina.

O trabalho é direcionado na tentativa de construir práticas de saúde levando em conta os cuidados no atendimento ao usuário dos CAPS. “Quanto a Saúde Mental, é importante destacar que a humanização dos serviços de saúde é uma das propostas da Reforma Psiquiátrica, para a implantação da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, onde os CAPS tem um papel fundamental no nosso entendimento”, comenta a preceptora do PET e assistente social do CAPS Leste, Gardênia Val.

Segundo o Gerente de Atenção Psicossocial da FMS, Samuel Rego, as atividades que serão desenvolvidas durante a semana, reforçam a preocupação da Fundação no trabalho de saúde mental desenvolvido. “O momento é de grande importância uma vez que profissionais, usuários e familiares participam de atividades de integração entre ensino e prestação de serviço em saúde, especificamente, no que se refere à saúde mental”, ressalta.

As atividades ainda acontecerão na Unidade Básica de Saúde do Bairro Buenos Aires, e na UBS e Hospital do bairro Satélite.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/845/caps-ii-leste-recebe-a-i-semana-de-humanizacao-da-saude-mental