FMS promove Oficina de Sensibilização para Análise da Mortalidade Materna e Infantil

A oficina começa a partir das 7h30 na Unidade Escolar Odilon Nunes, zona Norte da capital.

A Fundação Municipal de Saúde – FMS – vai promover amanhã, 12, a Oficina de Sensibilização para Análise da Mortalidade Materna e Infantil. Profissionais da FMS, Fundação Hospitalar e Secretaria de Saúde estarão presentes no evento, que começa a partir das 7h30 na Unidade Escolar Odilon Nunes, zona Norte da capital.

No evento serão apresentadas informações sobre óbitos de crianças menores de um ano e fetais, além do óbito de mulheres em idade fértil, de 10 a 49 anos. “Nesse banco de dados terão as mortes das mulheres grávidas, das que morreram no parto e das que vieram a óbito no pós-parto. Queremos saber a causa desses óbitos e que ações serão tomadas a curto, médio e longo prazo para que Teresina avance na melhoria desses indicadores”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Amariles Borba.

A Oficina de Sensibilização para Análise da Mortalidade Materna e Infantil vai focar também a questão das atividades para cumprimento das determinações da Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/844/fms-promove-oficina-de-sensibilizacao-para-analise-da-mortalidade-materna-e-infantil