Mais de 21 mil meninas serão vacinadas contra o HPV em Teresina

A campanha será iniciada no próximo dia 10 de março.

Prevenir o câncer de colo de útero, essa é a intenção da vacina contra o HPV que será aplicada em adolescentes de 11 a 13 anos pela rede pública de saúde. Teresina deverá vacinar mais de 21 mil meninas como parte da campanha nacional, que será iniciada no próximo dia 10 de março.

Os profissionais de saúde da Prefeitura de Teresina já se preparam para a ampliação do calendário nacional de vacinação com entrada da vacina contra o papilomavírus humano (HPV). O lançamento da vacinação será marcado por uma campanha que envolverá as unidades de saúde e instituições de ensino das redes pública e privada, que receberão equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) em visita às escolas.

O câncer do colo de útero é o terceiro que mais atinge mulheres no Brasil, por essa razão a vacina passa agora a fazer parte do calendário de vacinação. O público alvo poderá vacinar-se durante a campanha e no ano todo a vacina será disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde. “Precisamos atacar o câncer antes mesmo dele se manifestar, a prevenção vai garantir que menos mulheres fiquem vulneráveis a essa doença. Para sensibilizarmos o público alvo vamos até às escolas, além de disponibilizarmos a vacina em todas as nossas unidades de saúde”, informou o presidente da FMS Luiz Lobão.

Esta é a primeira vez que será distribuída gratuitamente uma vacina contra um agente causador de câncer. Cada adolescente deverá tomar três doses da vacina do HPV, a segunda será administrada seis meses depois e a terceira somente cinco anos após a primeira dose. Para receber a dose, o adolescente deverá apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. “O controle das doses é através do cartão de vacina, caso a adolescente não possua é feito um na hora, o nome dela será incluído em um sistema nacional on line para um maior controle das doses”, disse a diretora de Vigilância em Saúde, Amariles Borba.

Infecção

O câncer do colo de útero está associado à infecção pelo HPV, vírus que apresenta mais de 150 genótipos diferentes, sendo 12 considerados oncogênicos e associados às neoplasias malignas do trato genital. É transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Segurança

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/842/mais-de-21-mil-meninas-serao-vacinadas-contra-o-hpv-em-teresina