Teresina implanta pré-natal masculino nas Unidades Básicas de Saúde

A implantação do projeto terá início nas Unidades Básicas de Saúde

O Ministério da Saúde aprovou projeto para implantação do pré-natal masculino nas Unidades Básicas de Saúde, organizado pela Fundação Municipal de Saúde, através da Gerência de Ações Programáticas. Com isso, estratégias de aproximação dos homens na Atenção Básica serão aplicadas.
Ampliar a participação paterna durante o pré-natal do filho, parto, pós-parto, puerpério e no crescimento e desenvolvimento da criança é o objetivo inicial da Gerência de Ações Programáticas da FMS ao executar o projeto. Porém, outros objetivos serão alcançados.
A baixa frequência do homem às ações de promoção e prevenção, assim como a existência de um modelo básico de atenção que privilegia determinados grupos populacionais (mulher, criança e idosos) e a entrada do homem no sistema de saúde pela média e alta complexidade e suas consequências, propõe-se implementar estratégia de acolhimento desta população no serviço básico de saúde.
Diante disso, o município de Teresina resolveu apresentar o projeto referente à Portaria GM nº 2.773 de 19 de novembro de 2013, focando a diretriz Paternidade e Cuidado.
“A presença diminuta do homem nos serviços de promoção e prevenção deve-se também à falta de oportunidades. O envolvimento do pai nas ações de cuidado é uma forma de aproximá-lo dos serviços básicos de saúde. Ao acompanhar todo o pré-natal do filho, o homem terá contato com exames de rotina, atualização de calendário de vacina e assim prevenir ou tratar doenças”, explica Francisco Carlos Brito, da Fundação Municipal de Saúde.
Ele disse ainda que culturalmente cuidar do filho é função feminina. “Queremos mudar isso. Porque cuidar da criança também é coisa de homem”, afirmou.
A execução do projeto para implantação do pré-natal masculino terá início nas Unidades Básicas (UBS) com o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) – neste momento cinco unidades de Teresina, estendendo-se para as demais ao longo do ano, de forma que, no mínimo, 43 unidades estejam com a ação em desenvolvimento até o dezembro de 2014, 21 unidades no primeiro semestre e 22 unidades no segundo semestre.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/840/teresina-implanta-pre-natal-masculino-nas-unidades-basicas-de-saude