Prefeitura garante pré-natal das gestantes de áreas descobertas pelo ESF

Gestantes residentes em áreas descobertas podem se dirigir à UBS mais próxima e realizar o acompanha

Prefeitura garante pré-natal das gestantes de áreas descobertas pelo ESF
As gestantes que residem em áreas descobertas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) têm assegurado o acompanhamento do pré-natal por meio da atenção básica de saúde no município de Teresina. É o que determina a portaria baixada recentemente pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Atualmente, Teresina possui 95% de cobertura do ESF. Os outros 5% correspondem a áreas consideradas irregulares, como invasões, que requerem estudo para que futuramente sejam contempladas pelo programa. No entanto, as grávidas residentes nestes locais já podem procurar a UBS mais próxima, pois serão atendidas pelos profissionais de saúde sem restrição, garantindo assim o pré-natal assistido pela atenção básica.
O diretor de ações assistenciais da FMS, Francisco Pádua, explica que a portaria permite que as gestantes tenham acesso aos serviços essenciais da atenção básica, com atendimento humanitário e profissionais de saúde treinados para fazer a classificação e encaminhamento ao serviço especializado.
Para o presidente da FMS, Luiz Lobão, esta é mais uma ação que a FMS está dando de apoio às futuras mães do município de Teresina. “No ESF a gestante passa pela classificação de risco e ganha os benefícios em serviços de saúde necessários, com a garantia de um pré-natal adequado", afirma.
Ficha de Acolhimento
Em julho de 2013, foi implantada na atenção básica da capital a Ficha de Acolhimento e Classificação de Risco da Gestante. O método permite um acompanhamento mais eficiente da saúde da futura mãe, uma vez que ela inicialmente é acolhida nas UBSs para uma identificação e reconhecimento de riscos e posterior encaminhamento para o ambulatório da Maternidade Dona Evangelina Rosa, caso seja detectada alguma complicação.
Com seis meses de gestação, Francisca Roberta da Luz, 31 anos, comenta que logo sua ficha foi preenchida e que o acompanhamento tem acontecido regularmente na UBS do bairro Wall Ferraz. “Sou bem recebida na UBS e as enfermeiras daqui atendem muito bem. Tem sido bom o acompanhamento de todo o meu pré-natal”, comentou.

A Ficha de Acolhimento e Classificação de Risco da Gestante contribuiu para que não houvesse óbitos maternos entre as residentes em Teresina no segundo semestre de 2013. No ano de 2012 foram registrados 14 óbitos, já no ano passado o número reduziu para cinco, todos registrados de janeiro a junho.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/838/prefeitura-garante-pre-natal-das-gestantes-de-areas-descobertas-pelo-esf