FMS capacita profissionais da ESF para lidar com crises de transtornos mentais

Objetivo é buscar maior cuidado em relação à saúde dos usuários do serviço de saúde mental de Teresi

FMS capacita profissionais da ESF para lidar com crises de transtornos mentais
Durante toda a manhã de hoje (16) as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) do povoado Boa Hora, Bela Vista e comunidades vizinhas participaram de uma conversa, em que os profissionais puderam tirar suas dúvidas sobre o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e discutir sobre o matriciamento em saúde mental na atenção básica.
A reunião aconteceu na Unidade Básica de Saúde João Cirilo com a participação de profissionais dos CAPS, CRAS e representantes da gerência de atenção psicossocial da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Na ocasião, os profissionais de saúde da ESF foram orientados sobre as medidas que se deve tomar quando o profissional de saúde recebe na unidade de saúde, ou atende nas visitas rotineiras, um paciente com crise de transtornos mentais. “Achei um ponto positivo esse trabalho e espero que meus colegas e eu possamos desempenhar nosso papel de forma correta. Na minha área já teve alguns casos e confesso que em certos momentos não sabia o que fazer”, comenta a agente de saúde da Boa Hora, Luzinete Alves.
O matriciamento se traduz ainda em uma troca de conhecimento entre os profissionais envolvidos buscando maior cuidado em relação à saúde dos usuários do serviço de saúde mental do município de Teresina. “O matriciamento funciona como uma espécie de plano de crises. Mas é preciso não só diagnosticar, mas também fazer o devido encaminhamento ao serviço especializado e, principalmente, fazer o acompanhamento assistido dos casos”, ressaltou o gerente de atenção psicossocial da FMS, Samuel Rego.
Daí a importância de se capacitar os profissionais da ESF frente à uma crise de transtorno mental. “Nosso intuito é buscar uma maior aproximação entre as equipes da ESF e os dispositivos da saúde mental. Além disso, apresentar os Centros de Atenção Psicossocial e o seu funcionamento”, finaliza.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/832/fms-capacita-profissionais-da-esf-para-lidar-com-crises-de-transtornos-mentais