Levantamento direciona ações de combate à Dengue em Teresina

O LIRAa acontece quatro vezes ao ano e abrange todas as regiões da cidade

Com o objetivo de identificar os principais criadouros do mosquito da dengue e obter um diagnóstico da infestação vetorial da dengue para direcionar os trabalhos de combate à doença no município, a Prefeitura de Teresina realiza até o dia 17 de janeiro o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

O LIRAa acontece quatro vezes ao ano e abrange todas as regiões da cidade. “Cerca de 290 profissionais percorrem uma média de 13.000 imóveis, em busca de focos em ralos, piscinas, vasos de planta e outros potenciais criadouros”, explica Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Segundo recomendação do Ministério da Saúde, serão enviados os índices de focos por meio da identificação tanto de larvas como da forma adulta do inseto.

Os dados obtidos servirão como base para o desenvolvimento de estratégias de combate ao vetor e trabalhos educativos voltados à prevenção da dengue. Este método existe desde 2002 e foi desenvolvido para atender a necessidade dos gestores e profissionais que trabalham com o programa de controle da dengue de disporem de informações entomológicas de maneira mais rápida.

Chuvas

No ano de 2013, Teresina registrou um total de 2006 casos suspeitos de dengue. Apesar de este ser um número muito inferior ao contabilizado em 2012 com 7213 notificações, a FMS alerta para que os cuidados não sejam esquecidos. “Com a chegada da temporada de chuvas é importante estarmos atentos ao acúmulo de água que pode haver em pneus, latas e outros depósitos”, aconselha Oriana. “Até tampas de garrafa podem ser potenciais criadouros”, acrescenta.

Por isso, é importante manter vedados depósitos plásticos, pneus e reservatórios em nível de solo como manilhas e tambores; consertar calhas e marquises; fechar caixas dágua; evitar o acúmulo de água em vasos de planta; manter a água da piscina tratada; e vedar vasos e ralos que não sejam utilizados diariamente.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/831/levantamento-direciona-acoes-de-combate-a-dengue-em-teresina