Profissionais discutem ações do Programa Saúde na Escola

Seminário será amanhã no auditório do Instituto de Educação Antonino Freire.

Diretores de escola e profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE) irão se reunir amanhã (10) para discutir as estratégias de saúde voltadas para crianças e jovens relativas ao ano de 2014. Eles participarão do I Seminário sobre as ações do Programa Saúde na Escola/2014, que ocorrerá das 8h às 12h no auditório do Instituto de Educação Antonino Freire.
O seminário tem como público alvo diretores das escolas da rede municipal e estadual, membros do Grupo de Trabalho Intersetorial do PSE e apoiadores das equipes da Estratégia Saúde da Família. “O programa será apresentado aos novos diretores e discutiremos propostas de ações para 2014”, explica Smithanny Barros, gerente de atenção básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Iremos também capacitar os participantes para o manuseio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do PSE”, acrescenta.
Saúde na escola
O PSE tem o objetivo trazer ações de saúde para crianças e jovens em idade escolar. Os profissionais desenvolvem ações como avaliação de saúde clínica e bucal, promoção da segurança alimentar, alimentação saudável, práticas corporais e atividade física nas escolas. São realizadas ainda atividades educativas sobre questões como direito sexual e reprodutivo e prevenção das DSTs/AIDS, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, promoção da cultura de paz e diretos humanos, prevenção de violências e acidentes, promoção da saúde ambiental e desenvolvimento sustentável.
O PSE também promove educação permanente e capacitação dos profissionais (educação e saúde) e monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes através dos sistemas de informação SIMEC e E-SUS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/827/profissionais-discutem-acoes-do-programa-saude-na-escola