FMS reforça orientações às unidades de saúde para protocolos de atendimento em casos de gripe

Todos os hospitais da capital, tanto da rede pública quanto privada estão preparados para atender de

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, realizou na manhã desta quinta-feira (09) uma reunião com representantes de hospitais da rede pública do município e núcleos epidemiológicos da FMS para reforçar os protocolos de prevenção e atendimento em casos de gripe, especialmente para o que evoluem para sintomatologia mais grave.
Em Teresina, todas as unidades básicas de saúde estão orientadas a consultar pacientes com gripe. Casos com sintomas mais intensos da gripe, que levem o paciente a falta de ar são referenciados para os hospitais.
A vigilância epidemiológica da FMS informa que todos os hospitais da capital, tanto da rede pública quanto privada estão preparados para atender de acordo com o protocolo da Síndrome Gripal, SRAG, que incluem internação e administração de medicamento específico para os casos de pacientes de maior gravidade. Esse protocolo foi um dos temas da reunião, que teve também o objetivo orientar quanto às medidas de prevenção ao vírus da gripe.
Segundo o presidente da FMS, Luiz Lobão, o rigor do protocolo é muito importante para manter o controle dos casos de gripe, mas a prevenção ainda é a melhor ação. “Chamamos a atenção da população para que permaneça vigilante o ano todo com relação as questões de higiene e contágio de gripe. Para evitar basta lavar as mãos com frequência, evitar aglomerações e o compartilhamento de objetos pessoais com pessoas gripadas”, reforça o gestor de saúde principalmente considerando que a circulação de vírus de gripe em Teresina que anualmente começa em fevereiro ou março iniciou-se mais cedo este ano.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/826/fms-reforca-orientacoes-as-unidades-de-saude-para-protocolos-de-atendimento-em-casos-de-gripe