Zoonozes recebe doação de madeiras para Correição

A doação veio do Ibama que disponibilizou material apreendido sem certificação.

Zoonozes recebe doação de madeiras para Correição
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da Gerência de Zoonozes, recebeu uma doação de madeira que deverá ser usada no setor de Correição, para melhorar a estrutura que abriga animais de grande porte recolhidos da rua. A doação foi feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que atendeu a uma solicitação da Zoonozes.

Preocupada em oferecer uma estrutura adequada para receber os animais recolhidos da rua ou levados até o local, a Gerência de Zoonozes fez a solicitação de doação do material junto ao Ibama ainda em setembro e ficou aguardando a aprovação do pedido e a liberação da madeira, que já está disponível a partir desta semana para uso da Zoonozes.

As doações são feitas através de processos formais de solicitação que são enviados ao Ibama, órgão responsável pela apreensão de madeiras provenientes de cargas sem certificação. Toneladas de madeira ficam guardadas no Ibama até que se encerre o período de seis meses que as empresas têm para recurso, depois disso elas podem ser doadas mediantes protocolos previstos em lei federal. “Toneladas de madeiras são apreendidas por nós. Depois dos seis meses as madeiras ficam aptas a doação e muitas delas são repassadas para o Bolsa Família. A lei diz que devemos incinerar, mas como nos é facultado dar um destino social a esse material, porque não doá-lo?”, comentou o superintendente do Ibama, Manoel Borges.

A previsão é que logo se inicie a reforma do setor de Correição, que já possui um projeto para total recuperação. “Já estamos atrás de orçamentos para a realização da reforma do local. A única dificuldade é encontrar mão-de-obra qualificada para esse tipo de trabalho aqui em Teresina”, ressaltou a gerente de Zoonozes da Fundação Municipal de Saúde, Oriana Bezerra.

Um dos pontos que ela coloca em discussão nesse momento é a transferência da Correição para um local mais adequado. “Anteriormente, não havia área residencial e com a metropolização vê-se a necessidade de criar um novo local para abrigar os animais. A previsão é que em 2014, isso aconteça. Mas antes de qualquer mudança de endereço físico faremos uma readequação das condições estruturais usando esse material doado pelo Ibama”, finalizou Oriana Bezerra.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/824/zoonozes-recebe-doacao-de-madeiras-para-correicao