Notificação de doenças contribui para ações de saúde

Até outubro de 2013 foram notificados em Teresina 753 casos de violência doméstica e 254 casos de acidentes de trabalho. Estes são alguns dos dados registrados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) no tocante às chamadas doenças e agravos não transmissíveis, que são os agravos cujo processo causal não está baseado em mecanismos de transmissão de agentes etiológicos, como ocorre com as doenças transmissíveis.
Dentre as doenças e agravos não transmissíveis estão os males do aparelho circulatório, os vários tipos de câncer, a obesidade, os transtornos mentais, a violência e os acidentes. É função da FMS trabalhar com notificações destes problemas na capital. “Até junho deste ano, por exemplo, quase três mil acidentes de trânsito atendidos pelo SAMU foram notificados”, conta a gerente de vigilância em doenças e agravos não transmissíveis, Ana Amélia Galas. “
Dentre estas ações estão seminários, oficinas e campanhas. “No mês de maio, por exemplo, o tema violência doméstica foi posto em pauta com uma grande campanha, que contou com distribuição de material educativo e a exposição de um painel com notícias sobre o assunto”, conta Ana Amélia. Outros nove eventos foram realizados até outubro de 2013.
Atividade física como prevenção

Outra ação para a prevenção de doenças e agravos não transmissíveis são os projetos de atividade física desenvolvidos em diversos bairros da cidade. Um exemplo é o trabalho realizado na UBS do bairro Água Mineral, que mantém uma turma de ginástica formada apenas por homens, em especial aqueles com mais de 50 anos de idade, com diabetes, hipertensão, limitações músculo-articulares, entre outros problemas.
O segmento foi escolhido devido à necessidade de incentivo à prática física entre os homens, grupo que se exercita com menos frequência na capital. Atualmente são mantidas sete turmas, totalizando 210 pessoas atendidas. Os benefícios estão na redução do sedentarismo entre os homens e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida.
Os dados colhidos pela gerência de agravos não transmissíveis são contabilizados e registrados para que sejam usados na disseminação de conhecimentos voltados a apoiar e fundamentar intervenções e políticas de vigilância. “Temos de estar vigilantes e atuar na prevenção e promoção da saúde”, completa o presidente da FMS, Luiz Lobão.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/819/notificacao-de-doencas-contribui-para-acoes-de-saude