Ações de saúde contemplam população idosa de Teresina

Atividades físicas, atendimento em atenção básica e promoção da cidadania são alguns dos serviços di

Com a preocupação de promover maior qualidade de vida na terceira idade, por meio da promoção de saúde e cidadania, a Prefeitura de Teresina mantém diversas atividades voltadas a este segmento da população. Atividades físicas, atendimento em atenção básica e promoção da cidadania são alguns dos serviços disponibilizados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para os idosos da capital.

O principal ponto de atendimento a este grupo é o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), que fica ao lado do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. “O CCTI foi criado com o objetivo de se tornar um espaço de promoção do envelhecimento saudável”, conta a diretora Auxiliadora Sampaio. São atendidos atualmente 2.456 idosos, que frequentam diariamente o local pela manhã ou à tarde.

Eles participam de atividades físicas como aeróbica localizada, funcional e biodança (com o apoio da academia lá instalada, que funciona das 6h da manhã até o fim do dia), além de rodas de conversa, oficinas de artesanato, terapia ocupacional, atendimento psicológico e oficina de integração com a participação de suas famílias. O Centro oferece ainda serviços de odontologia e monitoramento na atenção básica da saúde bucal e laboratório clínico para a realização de exames laboratoriais, além de outras atividades em parceria com instituições públicas e privadas.

O CCTI promove ainda eventos comemorativos para estimular a socialização do idoso. Entre eles, um bazar mantido com doações dos frequentadores do Centro, cujos recursos são reinvestidos nas oficinas de artesanato oferecidas pelo local. Existem também as feiras com produtos confeccionados pelos idosos e colocados à venda no próprio espaço do CCTI. “Os ganhos da exposição das peças é revestido 30% na sustentabilidade destas ações e o restante compõe a renda da pessoa idosa que produziu, gerando dessa forma trabalho e renda”, explica Auxiliadora.

O resultado deste trabalho é um grupo de frequentadores apaixonados e atuantes. Giselda Sousa, a Dona Gigi, é uma delas. A aposentada, de 73 anos, passa o seu dia inteiro no CCTI e se sente entediada nos dias que não pode ir ao local. “Eu participo das ações daqui há cerca de cinco anos, desde a morte do meu marido, quando fiquei muito deprimida”, conta. Ela foi trazida pelos filhos que viram no Centro uma oportunidade para sua mãe socializar-se e receber um acompanhamento contínuo de saúde.

Os participantes do CCTI são encaminhados por instituições públicas, por procura espontânea, levados por família ou amigos, recomendação médica ou pelo disque cidadania, no número 0800 86 2400. “Assim que chegam, os idosos são atendidos pelos assistentes sociais, que fazem seu perfil social”, esclarece Auxiliadora. “O próximo passo é o agendamento de consultas psicológicas, odontológicas e de terapia ocupacional, que vão indicar suas necessidades e guiarão o nosso atendimento”, completa.

OUTRAS ATIVIDADES

As Unidades Básicas de Saúde do município também realizam trabalhos contínuos voltados à terceira idade, por meio da atuação da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O foco principal está nos grupos de atividade física como capoterapia (aeróbica que se utiliza de movimentos trazidos da capoeira) e biodança. A Prefeitura de Teresina mantém ainda academias da terceira idade espalhadas pelos principais pontos da capital.

E o objetivo é ampliar ainda mais este serviço, com a construção de mais academias e outras melhorias para um bom atendimento a este grupo etário. “Devemos proporcionar às pessoas idosas um envelhecimento digno, e assim contribuir para uma mudança positiva no cenário das políticas públicas voltadas para este segmento”, completa o presidente da FMS, Luiz Lobão.

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/816/acoes-de-saude-contemplam-populacao-idosa-de-teresina