FMS promove atividade física para idosos e adultos

Atualmente são mantidas oito turmas

FMS promove atividade física para idosos e adultos
O sedentarismo e a obesidade são consideradas doenças crônicas não transmissíveis e requerem políticas de saúde específicas para combatê-las. A principal delas é a prática de atividade física. Pensando nisso, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde, está promovendo aulas de ginástica para idosos e adultos de diversas regiões da cidade.

Atualmente são mantidas oito turmas, cada uma com 20 alunos de bairros como Santa Maria da Codipi, Vila Monte Alegre, Mocambinho, Água Mineral, Morada Nova e Promorar. “No Água Mineral foi implantada uma turma voltada ao público masculino, mais especificamente aqueles com mais de 50 anos de idade, com diabetes, hipertensão, limitações músculo-articulares, entre outros problemas”, comenta Ana Amélia Galas, gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da FMS.

A preocupação surgiu com a necessidade de incentivar a prática de atividade física, em especial entre os homens. Segundo dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), do Ministério da Saúde, a frequência de homens com 18 anos ou mais anos que praticam atividade física em Teresina não verificou um aumento recente, embora o número geral tenha variado entre 31,9% em 2011 e 33,7% em 2012, o que caracterizaria mais pessoas praticando atividade física na capital.

Este aumento se deve às mulheres, cuja frequência variou de 23,7% em 2011 para 27,7% em 2012. Ainda segundo o VIGITEL, a frequência de teresinenses com 18 ou mais anos de idade fisicamente inativos – ou seja, que não praticaram qualquer atividade física no lazer, nos últimos três meses, e que não realizam esforços físicos intensos no trabalho ou em casa - variou entre 16,9% em 2011 e 16,5% em 2012.

"Estamos trabalhando para que os números de 2013 indiquem uma mudança neste quadro”, afirma Ana Amélia.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/814/fms-promove-atividade-fisica-para-idosos-e-adultos