Casos de Sarampo em Pernambuco preocupam profissionais da FMS
Teresina não apresenta casos de sarampo autóctones (ou seja, contraídos na própria capital) desde 19
09/12/2013 | 00:00
Imprimir
O Sarampo é uma doença considerada sob controle no Brasil. No entanto, este ano, 103 casos da doença foram registrados no estado de Pernambuco. A proximidade da região onde está havendo o surto traz preocupação aos profissionais de saúde de Teresina, que fazem um apelo à comunidade para que esteja atenta ao perigo deste mal.
Teresina não apresenta casos de sarampo autóctones (ou seja, contraídos na própria capital) desde 1999. Porém, com a chegada das férias e viagens de fim de ano, aumentam os riscos de contrair a doença nas regiões do Brasil onde está ocorrendo o surto atual ou mesmo em locais onde ela ainda é considerada endêmica como Europa e Ásia. Foi o que aconteceu no último registro realizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em 2011: um adulto adquiriu sarampo em uma viagem ao exterior.
A principal forma de prevenir o sarampo é a vacinação, por isso pedimos que todos verifiquem os cartões de seus filhos e assegurem que eles estejam em dia, explica a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. Deve-se verificar se com um ano de idade se a criança tomou a vacina trivalente viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. E até o mês de dezembro de 2013, os meninos e meninas de 15 meses que já foram imunizados com a tríplice viral podem tomar a dose de tetraviral, que imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município e são gratuitas.
Os sintomas do sarampo são febre alta, coriza, conjuntivite e pequenos pontos vermelhos na pele. Em caso de surgimento de algum deles, pedimos à população e profissionais de saúde que notifiquem imediatamente a FMS, por meio dos telefones 3215-7711, 3215-7735 ou 3215-7736, pede o presidente da FMS Luiz Lobão. A investigação precisa ser feita nas primeiras 24 horas para que possamos realizar o bloqueio caso se confirme a suspeita da doença, justifica.
O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas ao espirrar, tossir, falar ou respirar. As complicações mais comuns são pneumonia, otite, doenças diarréicas e neurológicas.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/813/casos-de-sarampo-em-pernambuco-preocupam-profissionais-da-fms