Zona Rural Leste recebe equipe de saúde do homem

O objetivo é conscientizar o público masculino sobre os cuidados que se deve ter com a saúde.

Os homens da zona rural Leste de Teresina, residentes nos bairros Cacimba Velha, Estaca Zero e Santa Luz, poderão contar com diversas atividades pontuais e direcionadas à prevenção e promoção à saúde do homem. As atividades ainda fazem parte da programação que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) preparou para comemorar o Dia Internacional da Saúde do Homem, celebrado na última terça-feira (19).
A atividade é coordenada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da FMS e vai acontecer nos dias 27, 28 e 29 de novembro contemplando bairros da zona rural leste de Teresina. Amanhã (27), as atividades acontecerão na região da Serra do Gavião, na comunidade da Cacimba Velha, marcando o início dos três dias de atividades com a realização de teste de glicemia, aferição de pressão, orientações educativas para prevenção de doenças como o diabetes e hipertensão e uma palestra ministrada pelo Dr. Carlos Henrique, com o tema Saúde do Homem.
Toda a população da região já está sendo mobilizada para participar das atividades. Profissionais médicos, enfermeiros e técnicos estarão reunidos junto à comunidade masculina. “O nosso objetivo é celebrar o dia internacional da saúde do homem, desenvolvendo atividades pontuais de prevenção e promoção à saúde e conscientizar o público masculino sobre os cuidados que se deve ter com a saúde”, comenta a coordenadora do NASF Leste, Roberta Pompeu.
As atividades seguem na quarta-feira (27), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Estaca Zero e na quinta-feira (28) na UBS do bairro Santa Luz, que também serão contemplados com as mesmas atividades desenvolvidas na comunidade Cacimba Velha.
Dia Internacional da Saúde do Homem
Na última terça-feira (19), o mundo comemorou o Dia Internacional da Saúde do Homem. Há cinco anos, aqui no Brasil, o Ministério da Saúde apresentava uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem que propôs princípios e diretrizes, e que adota ações e metas de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação de agravos relacionados à saúde do homem. A partir dessa política, os municípios brasileiros passaram a desenvolver estratégias e ações voltadas para a atenção à saúde do homem dentro dos serviços oferecidos pela rede pública de saúde SUS da atenção básica.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/810/zona-rural-leste-recebe-equipe-de-saude-do-homem