Dia de Saúde reúne atendimentos para comunidade da região do Taquari

Dia de Saúde reúne atendimentos para comunidade da região do Taquari
A comunidade da região do Taquari, zona Leste de Teresina, teve uma manhã diferente nesta segunda-feira (25). Os profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde do bairro promoveram um dia de saúde em espaço aberto, ou seja, levaram serviços que rotineiramente acontecem dentro da UBS para a praça pública que fica a menos de 100 metros da unidade.

O Dia de Saúde no Taquari levou centenas de pessoas da comunidade para receber orientações de promoção à saúde, prevenção e diagnóstico. A população pôde contar com médicos, enfermeiros e técnicos realizando testes de glicemia, aferição de pressão e orientações educativas para prevenção de doenças como a dengue, diabetes, hipertensão, calazar e orientações nutricionais.

A dona Rosilene Holanda da Silva, de 40 anos, participou das atividades e julgou como importante a ação. “Acho necessário desenvolver atividades como essa para a comunidade. As pessoas muitas vezes não têm tempo de se cuidar indo até ao posto de saúde porque estão ocupadas com o trabalho ou cuidando da casa e dos filhos”, comenta.

O trabalho social com a comunidade foi mais além. A convite da coordenação da UBS, as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Roseana Maria Martins também participaram das atividades assistindo às orientações dos profissionais quanto aos cuidados que se deve tomar para a não proliferação do mosquito da dengue.

“A ação é uma ótima oportunidade de disseminar informações voltadas para o combate e prevenção de doenças, como a dengue. Outro fator importante é diagnosticar outras, como o diabetes, para fazer o acompanhamento do paciente junto aos profissionais da UBS, orientando sobre a alimentação e medicação corretas”, ressalta Yara Brito, coordenadora da Unidade Básica de Saúde do bairro Taquari.

O trabalho que integra educação e saúde já é feito há algum tempo pela UBS do Taquari. A UBS já realizou este ano diversas outras atividades com a comunidade, uma delas foi a Caminhada Contra a Violência, ocorrida em outubro passado.

“O momento é oportuno uma vez que o objetivo da gestão do prefeito Firmino Filho é desenvolver ações direcionadas de promoção à saúde e intensificar o trabalho que já é realizado dentro das UBS. A FMS incentiva que todas as nossas unidades de saúde busquem aproximar-se cada vez mais das comunidades em ações que vão além do acolhimento na estrutura física”, destaca o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/809/dia-de-saude-reune-atendimentos-para-comunidade-da-regiao-do-taquari