Dois CAPS mudam de endereços para facilitar acesso de usuários

Depois da mudança o CAPS II passou a funcionar na Av. Barão de Gurguéia e o CAPS III no bairro Três

As mudanças foram realizadas a partir de um planejamento da Gerência de Atenção Psicossocial da Fundação Municipal de Saúde, FMS, com o intuito de proporcionar melhores acomodações para os usuários. A outra intenção é garantir melhor acesso no que se refere à localização dos espaços por parte dos familiares e usuários do CAPS quanto ao deslocamento de casa até à unidade de terapia psicossocial.

O CAPS II está funcionando na Avenida Barão de Gurgueia, Nº 2913, bairro Tabuleta na Zona Sul de Teresina. O novo endereço fica ao lado da Regional de Saúde Sul e tem um espaço maior, que amplia o acolhimento na referida unidade de atenção psicossocial. “A mudança teve melhorias em todos os aspectos. A estrutura é muito boa e o acesso foi facilitado”, elogiou a mãe de um dos usuários do CAPS II Sul, Rita Maria Rodrigues.

O CAPS III que antes funcionava na Avenida Higino Cunha mudou-se para a Rua Costa Rica, no bairro Três Andares, também zona Sul da capital. As mudanças foram realizadas em duas semanas e não paralisaram as atividades dos CAPS.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos da rede de básica de saúde que funcionam como unidades de acolhimento para pessoas com transtornos mentais cuja gravidade e persistência justifiquem seu atendimento em um local de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor da vida. Além de também acolher usuários de álcool e drogas.

“O nosso foco principal é atender bem o usuário e proporcioná-lo maior conforto e acessibilidade. A mudança de endereço trouxe melhorias, mas estamos trabalhando cada vez mais para dispor de um bom serviço de atenção psicossocial”, ressaltou o gerente de atenção psicossocial, Samuel Rego.

CAPS II

Os CAPS II administram três níveis de atendimento, dependendo da gravidade com a qual o paciente é diagnosticado. O primeiro é o intensivo, em que o usuário permanece o dia todo no centro até que a sua situação se normalize. O segundo é o semi-intensivo, em que o usuário é acolhido e recebe acompanhamento três vezes por semana, de segunda a sexta-feira; e o terceiro é o não-intensivo, com acompanhamento, em média, três vezes por mês.

CAPS III

O CAPS III, durante o dia, funciona de modo semelhante ao CAPS II. Seu diferencial está no atendimento àquele paciente cuja crise, ou quadro clínico, demanda um atendimento contínuo. Se a crise é aguda e a família não tem suporte para levá-lo para casa, então ele é acolhido no CAPS III para passar a noite onde também é alimentado e medicado.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/805/dois-caps-mudam-de-enderecos-para-facilitar-acesso-de-usuarios