Começa a primeira Semana do Bebê em Teresina

As atividades seguem até a próxima sexta-feira em Unidades Básicas de Saúde

Começa a primeira Semana do Bebê em Teresina
Com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade para atenção especial à primeira infância na garantia do pleno desenvolvimento de cada criança, a Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou na manhã de hoje (18) as atividades que serão desenvolvidas durante a primeira Semana do Bebê do município.

O evento que marca a abertura da Semana foi realizado na Unidade Básica de Saúde da Vila da Paz, local onde bebês, crianças e mães do bairro Vila da Paz e comunidades vizinhas estiveram reunidos participando de atividades lúdicas, brincadeiras e palestras. “A Semana do Bebê tem por objetivo disseminar atitudes e práticas inovadoras relacionadas ao bebê construindo uma infância saudável por meio do trabalho voltado à saúde desde a primeira infância”, ressaltou a Coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Maria Veloso.

Na ocasião, as crianças participaram de atividades lúdicas, brincadeiras e lanche. Já as mamães assistiram a uma palestra sobre os cuidados na primeira infância, alimentação saudável e práticas corretas de amamentação. “Todo evento que acontece aqui na UBS trago minhas crianças e venho participar. Acho mais que importante, é necessário”, comentou Elissandra Rodrigues, uma das mães presentes.

Buscando desempenhar atividades de promoção à saúde dos pequenos, a Fundação Municipal de Saúde fez questão de trabalhar ações direcionadas durante toda a Semana. “O cuidado com a saúde do bebê começa já no pré-natal. E nós da FMS, que trabalhamos com a integralidade da saúde e realizamos ações rotineiras nas UBS com atividades de promoção à saúde dos bebês, resolvemos dedicar essa semana uma atenção especial aos pequenos”, comentou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

A Semana do Bebê é fruto de uma realização da Fundação Municipal de Saúde em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), associações e Pastoral da Criança. As atividades continuam durante toda a semana nos bairros Vila da Paz, Altamira, Portal da Alegria e Planalto Ininga. Amanhã, as atividades também acontecerão na Unidade Básica de Saúde do Portal da Alegria, a partir das 8h30min.

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE VILA DA PAZ
DIA: 18 de novembro de 2013
8:30h - Abertura Oficial
Uma Manhã de Ninar: Brincadeiras lúdicas, espetáculos com palhaços, pinturas de rosto
10h - Palestra: Cuidados da Primeira Infância
Palestrante: Drª Rejânia Maria P.P.Gonçalves
DIA: 19 de novembro de 2013
8:30h - Oficina da Shantala: A arte de massagear bebês e crianças
DIA: 20 de novembro de 2013
8:30h - Atividades de Saúde Bucal
8:30 - Palestra: Alimentação saudável da mamãe e do Bebê
8:30h - Exibição do vídeo Parto Humanizado
9:00h - Palestra Educativa: Promovendo um Nascer Saudável
Visita às Maternidade: CIAMCA e Promorar
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PORTAL DA ALEGRIA
DIA: 19 de novembro de 2013
8:30h - Abertura
DIA: 20 de novembro de 2013
8:30h - Atividades de Saúde Bucal
8:30 - Palestra: Alimentação saudável da mamãe e do Bebê
8:30h - Exibição do vídeo Parto Humanizado
9:00h - Palestra Educativa: Promovendo um Nascer Saudável
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PLANALTO ININGA
DIA: 18 de novembro de 2013
Tarde - Atividade Educativa sobre os Direitos da Gestante e do Bebê voltado para gestantes, mães de bebês, profissionais de saúde do ESF e representantes do controle social do bairro. Distribuição do guia dos direitos da gestante e do bebê.
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO ALTAMIRA
Manhã - Oficina da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil
Diretoria Regional de Saúde Sul
Apresentação do filme Muito Além do Peso no auditório da regional de saúde