Zona Norte recebe atividades de conscientização quanto ao diabetes

As equipes da ESF e do NASF prepararam uma programação com diversas atividades

No mês de novembro, dedicado a ações direcionadas a promoção de saúde em relação à prevenção do diabetes - o chamado Novembro Azul - a Fundação Municipal de Saúde intensifica ações de conscientização em relação à doença. As equipes da Estatégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) prepararam uma programação com diversas atividades que contemplam comunidades da zona Norte de Teresina.

Na manhã de hoje (13), na Unidade Básica de Saúde João Cirilo, da Comunidade Boa Hora, uma equipe de nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos e médicos estiveram reunidos com a comunidade da região para orientá-los quanto aos cuidados que se deve tomar ao prevenir a doença. Na ocasião, foram realizadas palestras sobre alimentação saudável, combate e prevenção do diabetes. Também foram feitas avaliações clínicas para diagnóstico da doença, como aferição de pressão e teste de glicemia.

Já amanhã (14), a mobilização acontece na praça do Poty Velho das 8h às 11h, organizada pelas equipes da Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio Benício Freire e Silva. Além dos exames, serão oferecidos serviços como medição de peso, altura e cintura, cálculo de índice de massa corporal, orientações sobre AVC, infartos, câncer, saúde bucal, dietas e avaliação dos pés, membros inferiores e superiores dos diabéticos.

Além disso, será realizada uma atividade de capoterapia, com o objetivo de enfatizar a importância da atividade física. “Queremos mostrar que a educação em saúde faz parte do tratamento do Diabetes, preparando o paciente para o autocuidado”, explica a enfermeira Nancy Loiola, da equipe 188 da ESF.

Segunda-feira a atividade segue para a comunidade Bela Vista Rural; e na terça-feira, no Bairro Mafrense, recebendo a mesma programação. “O nosso objetivo é conscientizar as pessoas quanto a ações de prevenção da doença. Caso o paciente já seja diabético, ou se chegarmos a diagnosticar algum novo caso, o intuito é orientá-los quanto à alimentação mais saudável, dispensar medicamentos, encaminhar a um médico especializado e fazer o acompanhamento preciso do paciente”, ressaltou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

Diabetes

O Diabetes é uma doença crônica não transmissível, que se caracteriza pela hiperglicemia, a taxa elevada de glicose no sangue. Embora às vezes assintomático, os portadores do diabetes podem apresentar excesso de fome e sede, urinar muitas vezes por dia, fraqueza, visão turva ou infecções de repetição.

Hoje o diabetes se configura como uma pandemia, tendo mais de sete milhões de portadores apenas no Brasil. Até o momento não existe cura, mas é possível conviver com este mal e com qualidade de vida por meio de uma dieta saudável e apropriada, associada com atividade física e outros cuidados.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/803/zona-norte-recebe-atividades-de-conscientizacao-quanto-ao-diabetes