Coordenador da URR/FMS colabora em publicação do Ministério da Saúde

Márcio Mascarenhas, foi coautor em dois capítulos do livro “Saúde Brasil: uma análise da situação de

Coordenador da URR/FMS colabora em publicação do Ministério da Saúde
O Coordenador da Unidade de Resposta Rápida (URR) da Fundação Municipal de Saúde, Márcio Mascarenhas, foi coautor em dois capítulos de livro publicado anualmente pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.
O livro tem como título “Saúde Brasil: uma análise da situação de saúde”. Márcio Mascarenhas coordenou a elaboração do capítulo “Acidentes de transporte terrestre no Brasil: mortalidade, internação hospitalar e fatores de risco no período 2002 – 2012”, que teve o objetivo de apresentar o perfil e a tendência do padrão de mortalidade e de internações hospitalares por acidentes de transporte terrestre no Brasil no período de 2002 a 2012, assim como apresentar resultados sobre consumo de álcool na população brasileira a partir de inquéritos realizados pelo Ministério da Saúde.
Também foi coautor do capítulo “Violência doméstica, sexual e outras violências”, no qual descreve indicadores de morbidade hospitalar, mortalidade e notificação de violências com vistas a apoiar o desenho de políticas de prevenção de violências, promoção da saúde e cultura da paz. Ambos os trabalhos foram feitos em parceria com profissionais do Ministério da Saúde e Universidade de São Paulo (USP).
O livro foi lançado durante a 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (13ª Expoepi), de 15 a 18 de outubro de 2013, em Brasília – DF. Em breve, o material estará disponível para download no site do Ministério da Saúde.

A publicação Saúde Brasil tem como objetivo motivar gestores, profissionais de saúde e a população em geral a aprofundarem seu conhecimento sobre a Situação de Saúde dos Brasileiros e fornecer informação adequada para a tomada de decisão e para o controle social em saúde, visando ao aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS)

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/802/coordenador-da-urr-fms-colabora-em-publicacao-do-ministerio-da-saude