NEPS

FMS realiza reunião para construção do estatuto do Núcleo de Estudos e Prevenção ao Suicídio

O suicídio é atualmente a primeira causa de morte por atos de violência no mundo

No mês de setembro deste ano a Fundação Municipal de Saúde (FMS) criou o Núcleo de Estudos e Prevenção ao Suicídio (NEPS), com o objetivo de analisar a problemática do suicídio e desenvolver políticas públicas de prevenção. Hoje (23 de outubro) aconteceu na sede da FMS uma reunião para a construção do estatuto do núcleo.

“A criação do NEPS se dá devido à necessidade de identificar a prevalência dos determinantes e condicionantes do suicídio e tentativas, assim como os fatores protetores e o desenvolvimento de ações intersetoriais de responsabilidade pública, sem excluir a responsabilidade de toda a sociedade”, explicou Mayra Viana, terapeuta ocupacional e chefe de núcleo de apoio e supervisão de Atenção Psicossocial da FMS.

O suicídio é atualmente a primeira causa de morte por atos de violência no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos no mundo, o que representa um aumento de 60% no número de mortes nos últimos 45 anos. Para o psicólogo do Ambulatório Especializado de Valorização da Vida e prevenção do Suicídio – PROVIDA, Daniel Feitosa, o Núcleo de Estudos e Prevenção serve para que a realidade do suicídio seja conhecida e também para que sejam feitas estratégias de prevenção. “Entrar em contato com os diversos setores e políticas públicas fará com que os profissionais não fiquem isolados e possam trabalhar junto para melhorar o quadro do suicídio na capital”, falou.

Na reunião de hoje do NEPS participaram: Mayra Viana (da GAP/FMS), Cristiano Moura (representante do Centro de Valorização à Via – CVV), Daniel Feitosa (do PROVIDA), Ana Rosa (representante da Universidade Estadual do Piauí) e Marcos Júnior (da Ação Social Arquidiocesana – ASA).

O NEPS entra para a gama de ações que a FMS tem desenvolvido para a prevenção ao suicídio, como a capacitação permanente; ampliação da estrutura e do acesso a rede ambulatorial; aumento do quadro de profissionais dentro dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ações de matriciamento que favoreceram a  interligação das redes: saúde, educação, assistência social e cultura e a implantação do Ambulatório Especializado de Valorização da Vida e prevenção do Suicídio – PROVIDA.

O núcleo é composto pelas seguintes entidades: Gerência de Atenção Psicossocial; Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis da FMS; Ambulatório Especializado de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio – PROVIDA; Gerência de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI); Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí; Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí; Associação de Psiquiatria do Piauí; Centro de Valorização da Vida de Teresina – CVV; Ação Social Arquidiocesana de Teresina – ASA ; Câmara Municipal de Teresina e Instituto Antrophos.

Núcleo de Estudos e Prevenção ao Suicídio NEPS Fundação Municipal de Saúde

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/80/fms-realiza-reuniao-para-construcao-do-estatuto-do-nucleo-de-estudos-e-prevencao-ao-suicidio