FMS realiza capacitação dos profissionais do Estratégia Saúde da Família

Será nos dias 22 e 23 de outubro

A Prefeitura de Teresina realizará, nos próximos dias 22 e 23 de outubro, uma capacitação aos profissionais de saúde da atenção básica do município no que se refere a tomada de medidas de enfrentamento e prevenção das hepatites virais.

O curso é uma iniciativa da Coordenação de DST/AIDS e Hepatites Virais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e acontecerá no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, nos turnos manhã e tarde, momento em que cerca de 80 médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família do município de Teresina estarão reunidos.

“A ação tem por objetivo orientar os profissionais da ESF quanto à detecção dos casos de Hepatites Virais, diagnóstico, investigação e condução adequada para cada caso, bem como o diagnóstico e tratamento dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, informa Segundo Alessandra Tabatina, coordenadora da capacitação.

As Hepatites Virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos. A doença representa grande problema na saúde pública no Brasil e no mundo, não somente pelo grande número de indivíduos atingidos, mas também pela possibilidade de complicações , tanto na forma aguda quanto na crônica. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é de 2 milhões de portadores do vírus B e 3 milhões de portadores do vírus C.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, ressalta a importância de trabalhar o tema com os profissionais da atenção básica. “As Equipes de Atenção Básica têm papel importante na vida das pessoas que utilizam a rede de saúde pública do município de Teresina. Por isso, a preocupação da FMS em capacitar os profissionais da ESF para a identificação de casos suspeitos de hepatites, encaminhamento do paciente aos serviços e referência e acompanhamento preciso dos casos”, afirma.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/796/fms-realiza-capacitacao-dos-profissionais-do-estrategia-saude-da-familia