Prefeitura reforça acompanhamento de indicadores da saúde do Bolsa Família

Os beneficiários devem comparecer à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para que sejam f

Os usuários do sistema devem comparecer até o dia 30 de novembro à Unidade Básica de Saúde (UBS) para que sejam feitos os registros das condicionalidades de saúde exigidas pelo Programa Bolsa Família para renovação do benefício. Em Teresina, o usuário deve buscar a UBS mais próxima de sua residência e levar o cartão Bolsa Família, cartão da UBS para a avaliação nutricional em crianças (0 a 07 anos), mulheres em idade fértil (10 a 45 anos) e gestantes.

A Prefeitura Municipal de Teresina por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em ação conjunta com a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas) são as responsáveis pelo acompanhamento das condicionalidades da saúde das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF).
MUTIRÕES
Para cumprir às normativas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) sobre o acompanhamento das condicionalidades do Programa, na saúde, sobretudo em áreas de expansão da cidade que ainda não recebem a cobertura de Equipes da Estratégia Sáude da Familia (ESF), a Semtcas e FMS realizam mutirões com o objetivo de levar os serviços que garantem a medição das condicionalidades exigidas pelo Programa.
Segundo Carlos Brito, gerente de Ações Programáticas da FMS, a meta é que um mínimo de 83% dos beneficiários sejam avaliados. Os próximos mutirões estão previstos para acontecer no dia 29 de outubro no Povoado Taboca do Pau Ferrado, zona rural Sudeste da cidade, e nos dias 05 e 06 de novembro no Residencial Vale do Gavião, zona Leste de Teresina. Todos os atendimentos acontecerão no período da manhã, das 8h às 12h.

De acordo com Jovina Servulo, coordenadora das condicionalidades do Programa Bolsa Familia, para realizar a avaliação nutricional os beneficiários devem estar munidos do cartão de vacina para crianças menores de sete anos, cartão de pré-natal para gestantes e o cartão do programa Bolsa Família (NIS). “Em caso do não comparecimento, o benefício poderá ser, suspenso, bloqueado e até mesmo cancelado”, afirmou.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/795/prefeitura-reforca-acompanhamento-de-indicadores-da-saude-do-bolsa-familia