Programa já beneficiou 600 pessoas com aparelhos auditivos este ano

Os aparelhos disponibilizados pelo Programa Saúde Auditiva são digitais e de última geração

Programa já beneficiou 600 pessoas com aparelhos auditivos este ano
O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina, vem executando o Programa Saúde Auditiva, um programa que promove a prevenção da saúde auditiva e disponibiliza aparelhos auditivos para pessoas com surdez.
Composto por uma junta de profissionais que reúne otorrinolaringologistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e técnicos apoiados por toda a equipe de profissionais de saúde do CISLA, o Programa Saúde Auditiva tem por objetivo a promoção da saúde auditiva além da disponibilização gratuita de aparelhos auditivos às pessoas de baixa renda.
Apenas esse ano, o “Saúde Auditiva” já contemplou cerca de 600 usuários com aparelhos para surdez. Segundo a fonoaudióloga e coordenadora do Programa, Maria da Conceição Amorim, o programa tem ajudado os usuários no convívio social e familiar. “O uso do aparelho que disponibilizamos aos usuários do Programa tem melhorado a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva que nos procuram, uma vez que o convívio social e familiar melhora, comenta. Segundo a profissional de saúde o apoio da família é imprescindível. “É importante que a família esteja disponível, conversando, apoiando e acompanhando o paciente em todo o processo”, reforça Conceição Amorim.
COMO ADQUIRIR O APARELHO AUDITIVO
Para ser contemplado com um aparelho auditivo o paciente precisa passar por uma série de exames audiométricos, fazer testes de adaptação ao aparelho e ser avaliado. Após a comprovação da perda auditiva, o paciente dá entrada no sistema do SUS e após 2 meses recebe o aparelho gratuitamente. “Não há processo de seleção para as pessoas que vão receber ou não o aparelho. Todas as pessoas que passaram pelo teste de avaliação audiométrico e comprovaram perda auditiva recebem o aparelho sem ônus”, ressaltou o presidente da Fundação Municipal de Saúde Luiz Lobão.
Ainda segundo a coordenadora do programa, normalmente o aparelho precisa apenas de uma regulagem inicial, mas caso o usuário perceba alguma alteração ou que a regulagem que não esteja dentro da normalidade proposto na audiometria, a coordenação do programa recomenda que o usuário se encaminhe até o Lineu Araújo para a regulagem adequada. “Alguns casos, o que não é comum, as pessoas chegam em casa usando o aparelho e passam a ouvir certos sons em maior intensidade. É aí onde entra o papel do usuário em atentar quanto a isso”, finaliza.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/794/programa-ja-beneficiou-600-pessoas-com-aparelhos-auditivos-este-ano