Secretário de Saúde participa de reunião para tratar sobre atendimento no Hospital Borromeo

O Secretário Municipal de Saúde, Noé Fortes, participou de reunião no Ministério Público Estadual na manhã desta quarta-feira (16). O objetivo foi tratar sobre as mudanças previstas para acontecer no Hospital São Carlos Borromeo,localizado no Bairro Pedra Mole,zona leste da capital. No local deverá ser implantado o Projeto de Rede de Cuidados Continuados Integrados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O hospital é referência na região, o que se pretende é reestruturar o local,melhorar o atendimento e disponibilizar equipamentos de última geração. Viemos ouvir a comunidade,saber o que as pessoas que são atendidas,assim como os funcionários pensam sobre as mudanças. Não queremos que ninguém seja prejudicado”,conta o Secretário Noé Fortes.

Durante o encontro ficou acordado que por enquanto nada muda no funcionamento do Hospital. “Até dezembro,continua tudo como está. Após esse prazo,estudaremos como será feita a implantação do projeto no Borromeo”,garantiu.

Associações de moradores e representantes dos servidores do hospital participaram da audiência para discutir como deverá acontecer a implantação do projeto.

“Queremos que as mudanças previstas aconteçam,mas de forma parcial. Ficamos mais tranquilos com o fato de não haver mudanças no momento,mas ainda deverá ocorrer debates sobre como vai funcionar o atendimento básico no hospital”,disse o representante de moradores do bairro Pedra Mole,David Alves.

Sobre o modelo de Rede de Cuidados Continuados Integrados:

O modelo, referência em países da Europa, visa dar respostas às necessidades de determinados grupos de pacientes. Com a rede constituída, pessoas que têm doenças crônicas, como diabetes e hipertensão ou que se recuperam de procedimentos cirúrgicos, poderiam receber atendimento nestas unidades, perto da família, sem precisar ser transferido para os grandes hospitais. Isto ampliaria o acesso e garantiria mais eficiência do sistema.

Além do Piauí,a experiência também está sendo testada nos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/790/secretario-de-saude-participa-de-reuniao-para-tratar-sobre-atendimento-no-hospital-borromeo