Dia Mundial da Alimentação é comemorado na Potycabana

Incentivar a prática da alimentação saudável é um dos objetivos das atividades pelo Dia Mundial da Alimentação, que é comemorado no dia 16 de outubro. Em alusão à data, uma equipe de profissionais de saúde da Prefeitura de Teresina estará no Parque Potycabana realizando atividades educativas com a comunidade.

A partir das 8h da manhã, grupos de escolares, adultos e idosos do Programa de Atividade Física e Alimentação Saudável receberão orientações sobre acesso e consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis com degustação e distribuição de material educativo. “Eles poderão ainda assistir a apresentações artísticas e receber um aulão de relaxamento com um educador físico”, conta Theonas Pereira, do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O evento é organizado pela FMS em parceria com a Secretaria de Municipal de Educação (SEMEC), Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), Serviço Social do Comércio (SESC) e Universidades.

Obesidade

O aumento do consumo de alimentos com alto teor calórico e baixos valores nutricionais, como doces, refrigerantes, pizzas e outros, tem se tornado uma preocupação dos profissionais de saúde em Teresina. Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) apontam que a obesidade atinge níveis preocupantes, chegando a 20,2% dos adolescentes em Teresina. A última pesquisa do VIGITEL – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – mantida pelo Ministério da Saúde, revela um aumento da obesidade em adultos e pela primeira vez, o percentual de pessoas com excesso de peso supera mais da metade da população brasileira (51%).

Para combater o problema, a FMS monitora a situação alimentar e nutricional dos beneficiários do Bolsa Família por meio do SISVAN. Com estes dados, ela desenvolve ações de promoção da alimentação adequada, como o programa de suplementação do Ferro e da Vitamina A, incentivo e apoio à amamentação e alimentação complementar, além de realizar atividades educativas sobre os riscos do consumo de alimentos com alto teor de sódio, açúcar e gordura.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/788/dia-mundial-da-alimentacao-e-comemorado-na-potycabana