Dia da Saúde Mental é lembrado com Fórum em Teresina

O evento ocorreu hoje (09) no auditório da FIEPI

Dia da Saúde Mental é lembrado com Fórum em Teresina
Na manhã de hoje (09) o auditório da FIEPI deu espaço a uma discussão sobre diversas questões relacionadas à saúde mental. Foi onde ocorreu o II Fórum de saúde mental família e cidadania, organizado pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental.

O evento contou com a participação da FMS, Ministério Público, Associação de Usuários, Familiares e Pessoas Interessadas na Saúde Mental do Piauí (Âncora) e outras entidades, além de usuários, família e comunidade em geral. “Nossa intenção é construir um espaço de debate e troca de ideias sobre a temática do transtorno mental e a reinserção na comunidade das pessoas que sofrem deste mal”, esclarece o gerente de atenção psicossocial da FMS Samuel Rego.

Durante a abertura, o presidente da FMS, Luiz Lobão, anunciou a solicitação junto ao Ministério da Saúde para que sejam construídos oito novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na cidade. “Serão duas novas unidades e outras para substituir aquelas já existentes, que no momento funcionam em casas alugadas”, esclareceu. Teresina conta atualmente com seis CAPS, sendo quatro do tipo II, um do tipo III (com pernoite) e um do tipo AD, voltado para o tratamento de problemas ligados ao consumo de álcool e drogas.

Os participantes assistiram ainda a uma palestra proferida pela promotora Cláudia Seabra sobre internação compulsória e outras questões pertinentes à saúde mental, além da mesa redonda com Lúcia Rosa (professora da UFPI, doutora em Serviço social e pesquisadora da área), Tânia Melo (assistente social do CAPS II Leste e mestre em políticas públicas) e Marli Eline, representante da Âncora. Os usuários deixaram sua mensagem por meio de depoimentos e uma peça de teatro sobre o papel dos CAPS na rede de saúde.

A programação continua amanhã (10), Dia Mundial da Saúde Mental, com um momento de lazer voltado aos usuários dos CAPS no Clube do Servidor Municipal.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/787/dia-da-saude-mental-e-lembrado-com-forum-em-teresina