Vacina contra a raiva na zona rural começa sábado (05)

A meta para toda a zona rural é vacinar cerca de 17 mil animais.

Vacina contra a raiva na zona rural começa sábado (05)
Cães e gatos pertencentes aos moradores das zonas rurais Sul e Sudeste serão vacinados contra a raiva neste sábado (05). As equipes da Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) visitarão as residências destas localidades para realizar a imunização.
A meta para toda a zona rural é vacinar cerca de 17 mil animais, de 120.245 animais que foi estipulado para todo o município. “A população pode contribuir para a campanha deixando seus animais em casa no dia da vacinação, uma vez que é costume levá-los para a roça como companhia”, pede Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS. No dia 12 de outubro será a vez das zonas Leste e Norte.
Na tarde de hoje (03) uma equipe da FMS visitará a Associação Piauiense Protetora dos Animais (APIPA) para imunizar 200 cães e gatos. Da mesma forma, quem não pôde vacinar seu bichinho pode levá-lo até a Gerência de Zoonoses e garantir sua dose. A vacina é gratuita e está disponível o ano todo.
Dia D

No Dia D da campanha foram disponibilizados 384 postos de vacinação por toda a zona urbana da cidade. Apenas neste dia 81.827 cães e 25.496 gatos foram vacinados, o que corresponde a 91,18% e 83,55% da meta, respectivamente. A campanha segue até o dia 21 de outubro.
A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, causada por um vírus que pode acometer todos os mamíferos. A única forma de prevenção é por meio da vacinação dos animais domésticos, especialmente cães e gatos, por sua maior proximidade com os seres humanos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/784/vacina-contra-a-raiva-na-zona-rural-comeca-sabado-05