Samuzinho de Teresina vai conscientizar sobre riscos dos trotes

Projeto é coordenado pelo Núcleo de Educação em Emergência do SAMU.

Samuzinho de Teresina vai conscientizar sobre riscos dos trotes
As 50 crianças que fazem parte do projeto Samuzinho, implantado ontem (01) em Teresina, participaram de atividades de formação para realizarem ações de cidadania e contribuir com a formação de pessoas para o uso correto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo telefone 192. Um dos enfoques do treinamento foram as orientações sobre os trotes.
Em Teresina existe uma lei para punir quem pratica esse tipo de ato, sancionada em março deste ano. A Lei é a número 4.377, de autoria do vereador José Ferreira, e prevê o pagamento de multa de R$ 500,00 pelos assinantes ou responsáveis pela linha telefônica de onde o trote foi originado, com pagamento em dobro em caso de reincidência. No caso de ligação telefônica originária de telefone público, haverá punição quando existir a devida identificação do responsável.
É considerado trote quando a ambulância é enviada ao local onde supostamente haveria necessidade de atendimento. Dados do SAMU revelam que no mês de junho aconteceram 11 ocorrências de trotes, seguidas de 30 no mês de julho e 14 no mês de agosto.
Gustavo Henrique da Silva, de 9 anos, participa do projeto Samuzinho e afirma se achar muito preparado para orientar seus colegas de escola e familiares. “Vou orientar todas as pessoas para que não passem trotes, pois o SAMU salva muitas vidas e não pode ser usado para brincadeiras”, diz.
Para João Victor Freitas, de 8 anos, é importante saber evitar acidentes. “Aprendi que as pessoas devem respeitar as outras no trânsito para evitar acidentes. Usar a faixa de pedestres também é essencial, Vou ensinar para quem eu puder tudo o que aprendi nesse projeto”, afirma. A mãe do garoto, que é diabética, está feliz com a aprendizagem do filho. “Ele aprendeu muito no curso do Samuzinho e diz que vai ser médico para cuidar de mim e das outras pessoas”, declara Wilderlene Freitas.
A coordenadora do SAMU, Helsimone Rodrigues, informa que ainda este mês iniciam as ações do projeto com orientações em escolas. “As crianças serão multiplicadoras de ações que visam evitar o trote e a prevenção de acidentes. Elas estão capacitadas para algumas ações de primeiros socorros”, destaca.
O SAMU de Teresina completou nove anos de existência no último dia 24 e, segundo a coordenadora, necessitava de um projeto de formação como o Samuzinho para contribuir com ações educativas. O projeto é coordenado pelo Núcleo de Educação em Emergência do SAMU.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/783/samuzinho-de-teresina-vai-conscientizar-sobre-riscos-dos-trotes