Atenção básica prepara ação de conscientização sobre o câncer de mama

Haverá uma intensificação na última semana do mês de outubro

As unidades de saúde da Prefeitura de Teresina trabalham com a prevenção do câncer de mama rotineiramente, mas no mês do Outubro Rosa está programada uma ação para reforçar a importância da busca precoce pelo atendimento básico, que pode garantir a paciente a indicação do câncer ainda no estágio inicial e encaminhar para o tratamento.

Na última semana de outubro a Coordenação de Controle de Saúde da Mulher da Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoverá uma intensificação nas ações de busca e prevenção do câncer de mama, a partir dos protocolos clínicos nos consultórios das UBSs de Teresina. Logo depois dos atendimentos as mulheres receberão uma fita rosa, alusiva à campanha de prevenção da doença.“Na verdade é uma ação simbólica, uma vez que essa conduta já faz parte da rotina da Estratégia Saúde da Família”, disse a coordenadora Daniela Carvalho.

A FMS mantêm um controle dos atendimentos nessa área a partir de dados enviados ao Sistema de Informação do Câncer de Mama (SISMAMA), do Ministério da Saúde. Em mulheres a partir dos 40 anos já há inclusive o encaminhamento obrigatório para a mamografia e nos casos em que na consulta há algum sinal da doença a paciente é encaminhada para o atendimento especializado e posteriormente entra no programa do SUS de tratamento do referido câncer. “Temos a missão de trabalhar na atenção básica com a prevenção, no caso de doenças graves como o câncer de mama a responsabilidade aumenta porque à medida que convencemos as mulheres a receberem o atendimento básico ampliamos as chances de salvar vidas”, reforça o presidente da FMS Luiz Lobão.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/782/atencao-basica-prepara-acao-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama