Vacinação contra a raiva continua na zona rural

As equipes da Prefeitura de Teresina já estão se preparando para a segunda fase da campanha de vacinação antirrábica, que ocorre nos sábados do mês de outubro e terá como foco a zona rural de Teresina.
Dia 05 de outubro serão imunizados cães e gatos das zonas rurais Sul e Sudeste, enquanto o dia 12 será a vez das zonas Norte e Leste. O objetivo é vacinar mais de 120.245 animais até o dia 21 de outubro, quando se encerra a campanha.
Os resultados iniciais são positivos. Somente no primeiro dia, 21 de setembro, foram imunizados 81.827 cães e 25.496 gatos, o que corresponde a 91,18% e 83,55% da meta estipulada para todo o município, respectivamente. “Devemos este bom desempenho a todos que participaram, tanto equipes quanto população, que se conscientizou da importância da campanha e levou seus animais de estimação aos 384 postos disponibilizados em toda a zona urbana de Teresina”, comemora o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão.
Os residentes da zona urbana que não puderam vacinar seus cães e gatos no dia D também têm a oportunidade de garantir sua dose. “A Gerência de Zoonoses da FMS está aberta todos os dias com vacina disponível”, informa a gerente Oriana Bezerra. Ela acrescenta que a imunização é gratuita e pode ser realizada em qualquer época do ano.
A raiva é uma doença que pode atingir todos os mamíferos, transmitida pela mordida de animais infectados. Ela atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte. A única forma de prevenção é a vacina, que deve ser realizada anualmente em animais domésticos, especialmente cães e gatos, por sua maior proximidade com os seres humanos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/779/vacinacao-contra-a-raiva-continua-na-zona-rural