FMS alerta para a prevenção da catapora

A doença pode ser evitada com medidas simples e, uma vez contraída, requer alguns cuidados

O segundo semestre do ano é conhecido por ser a época com maior incidência de varicela, também conhecida como catapora. Uma das doenças mais comuns da infância, a catapora pode ser evitada com medidas simples e, uma vez contraída, requer alguns cuidados.
A catapora é uma doença contagiosa, na maioria das vezes benigna, transmitida por vírus através do contato direto com saliva ou secreções respiratórias. “Ela tem um período de incubação (quando o vírus já contraído ainda não se manifestou) de uma média de 15 dias e sua recuperação completa se dá após 10 dias do início dos sintomas, quando as lesões estão completamente secas”, informa o enfermeiro Ricardo Brito, da Gerência de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Os sintomas da doença são geralmente febre alta, mal estar e manchas avermelhadas que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquidos. Posteriormente se formarão crostas, as quais são acompanhadas de coceira. O tratamento da doença consiste exatamente no alívio destes sintomas. “As lesões devem ser lavadas com água e sabão neutro”, orienta a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. “Deve-se tomar bastante líquido, manter-se em repouso e administrar medicação sintomática para a febre e o alívio da coceira”, recomenda.
Evitar o contato direto com pessoas doentes até que as lesões estejam completamente cicatrizadas são a principal forma de prevenção da doença. A partir de 1º de outubro, a rede pública de saúde disponibilizará a vacina tetraviral (que protege contra catapora, sarampo, rubéola e caxumba) para crianças de 15 meses a 23 meses e 29 dias que aos 12 meses tenham tomado a vacina triviral, contra sarampo, rubéola e caxumba.
A FMS recomenda ainda que sejam tomados cuidados redobrados com gestantes e idosos que nunca tiveram catapora – eles devem evitar ao máximo o contato com pessoas doentes. E em situações de aparecimento de dois ou mais casos da doença em um mesmo local, que entrem em contato com as diretorias regionais de saúde do município, por meio dos telefones 3215-7738 (Centro/Norte), 3215-7902 (Leste/Sudeste) e 3215-9283 (Sul), ou a vigilância epidemiológica da FMS, no telefone 3215 7736.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/777/fms-alerta-para-a-prevencao-da-catapora