SUS gastou mais de R$5 milhões em casos de traumatismo e fraturas

A Secretaria de Saúde de Teresina avalia que cerca de 90% dos casos são provocados por algum tipo de

Somente no primeiro semestre desse ano, o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),realizou nos hospitais de Teresina, mais 5.500 procedimentos envolvendo traumatismo craniano e fraturas, resultando num gasto de mais de R$5,7 milhões.

Segundo o gerente de Regulação da Assistência à Saúde da Secretaria Municipal Ércules da Cunha, cerca de 90% desses procedimentos envolvendo traumatismo e fraturas são decorrentes de algum tipo de acidente de trânsito. “Os pacientes que dão entrada com esses dois tipos de problemas, normalmente é conseqüência de acidente de carro ou moto”,comentou.

Ao longo de todo o ano de 2012 foram realizados 8.500 procedimentos referentes a traumatismo e fraturas,com gastos superiores a R$ 7,3 milhões.

Segundo o gerente, o que mais preocupa é que os dados demonstram um crescente aumento nos casos que possam ter sido provocados por acidentes, sendo que os números registrados nos seis primeiros meses desse ano já se aproximam daqueles registrados em todo o ano passado.

“Seja por conta do aumento de veículos ou imprudência dos motoristas, mas o fato é que já percebemos um aumento considerável e isso é preocupante. As campanhas estão aí e esperamos que uma maior conscientização por parte dos motoristas”,destacou o gerente Ércules da Cunha.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/775/sus-gastou-mais-de-r-5-milhoes-em-casos-de-traumatismo-e-fraturas