Campanha de Vacinação Antirrábica vacinou cerca de 108 mil cães e gatos

Quem ainda não vacinou seu animalzinho de estimação ainda pode levá-o até o Centro de Zoonozes.

Campanha de Vacinação Antirrábica vacinou cerca de 108 mil cães e gatos
Realizada no último sábado (21), a Campanha de Vacinação Antirrábica, que foi mobilizada com a meta de vacinar mais de 120.245 cães e gatos, conseguiu em apenas um dia imunizar cerca de 108 mil animais da zona urbana da cidade, zona alvo inicial da campanha.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão, a meta era vacinar 89.729 cães e 30.516 gatos. “Para que a campanha acontecesse, disponibilizamos 384 postos de vacinação em pontos estratégicos nas quatro regiões da cidade. O resultado foi positivo e o empenho de todos colaborou para o resultado favorável que obtivemos”, ressaltou.

O resultado parcial do dia D da campanha apontou que foram imunizados 81.827 cães, o que corresponde a 91,18% da meta; e 25.496 gatos, número referente a 83,55% da meta estipulada. Mesmo quem não conseguiu vacinar o seu cão ou gato no dia D da campanha, ainda pode imunizar o seu animal de estimação indo até o Centro de Zoonozes. A vacina é gratuita e está disponível para aplicação o ano todo.

Realizada inicialmente para acontecer na área urbana da capital, a campanha tem nova data para acontecer na zona rural de Teresina. No dia 05 de outubro é a vez das zonas rurais sul e sudeste e no dia 12 de outubro a campanha acontecerá nas zonas rurais norte e leste.

Raiva

A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, causada por um vírus que pode acometer todos os mamíferos. A única forma de prevenção é por meio da vacinação dos animais domésticos, especialmente cães e gatos, por sua maior proximidade com os seres humanos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/773/campanha-de-vacinacao-antirrabica-vacinou-cerca-de-108-mil-caes-e-gatos